É "Pretos no Topo" e "Black Excellence" contra nós mesmos

Lucas Ferreira
revistaokoto
Published in
3 min readMar 22, 2022

Vocês comemoram “pretos no topo” pra lá, “black excellence” pra cá, até esse preto vender o progresso do coletivo pra ganho individual, ou melhor ainda, se voltar contra o coletivo.

O Show do Super Bowl tava maneiro, né?! Não vou mentir, tirando o Eminem que vem devia estar ali, aquilo foi uma das melhores performances de hip-hop feita nesses últimos tempo, mas ninguém lembrou do custo…

Lembra dos protestos iniciados pelo Colin Kaepernick conta a brutalidade da polícia nós EUA, que custou a sua carteira e também de outros jogadores que protestaram juntos a ele?

Muitos artistas disseram publicamente que não se apresentaram mais (inclusive os alguns dos fizeram o show desse ano), inclusive a Rihanna chego a recusar o convite logo após os boicotes ao Kaep na liga.

Mas claro, ainda tinha alguns que estavam dispostos a aceitar trabalhar nos shows, como o Jermaine Dupri que se colocou a disposição pra organizar o show do ano seguinte em Atlanta, mas que foi orientado a desistir pelo Jay-Z, que curiosamente fechou um acordo multimilionário com a NFL justamente pra organizar os show um ano depois.

Sabe o que aconteceu com toda aquela mobilização coletiva, em prol de acabar com o racismo da polícia americana?!

Virou moda do passado e caiu no esquecimento, porque agora tinha um Negr(esc)o levando ganhando dinheiro da liga pra organizar shows do Super Bowl. O racismo na NFL acabou, é Black Excellence que fala, né?! De

Ilustração: Vitoria Camilly

Pois bem, esse mês o treinador, Brian Flores entrou com uma ação contra a NFL, acusando os times de boicotarem treinadores negros na liga, e convidando-os para a entrevista após já ter preenchido a vaga, apenas para cumprir o “protocolo de diversidade”.

Ele só ficou sabendo, porque um treinador branco foi parabenizar o outro branco chamado Brian, que havia sido contratado pelo time que ele ainda iria fazer a entrevista na semana seguinte, e acidentalmente mandou a mensagem pra ele. Fora isso, há uma outra acusação, onde o gerente do time que ele treinava oferecia bônus de U$100k para que ele perdesse os jogos e o time ficasse com uma boa posição no próximo draft.

Agora, você sabe quem vai representar a NFL no caso? Loretta Lynch, ex-Advogada Geral dos EUA no governo Obama. Uma mulher preta no topo, defendendo uma organização branca acusada de racismo, conta um homem preto. Tem coisa mais poética que isso?! Orgulho da Bell Hooks todinha ela.

Por isso hoje eu não bato palmas pra algum preto que ingressa ou ascende nas estruturas brancas, principalmente via o academicismo, porque no fundo eu sei que não é ao nosso povo que esse conhecimento vai ser favorecido… pelo contrário, o conhecimento do nosso povo vai ser extraviado pra lá e muito em breve será usado conta nós mesmos.

Isso é só um começo, logo logo essa moda pega por aqui… 👀

--

--