Ògún Ọṣín Imọlẹ

Ericles Ìjìlodò
revistaokoto
Published in
2 min readMar 29, 2021
Ilustração: Izaias

É sempre bom começar a compreender os nossos ancestrais antes de falar em nome deles!

Ògún Ọlọ́dẹ, líder dos caçadores, ele é o irumọlẹ que mostrou para o homem como governar uma sociedade, Ògún foi uma das principais divindades a ajudar o homem a prosperar contra os Ajoguns.

Òrìṣà famoso pelo seu ìwá Pelé (Bom caráter).

Divindade que ensina a ser leal com os seus, nas passagens de Ògún podemos perceber que ele sempre está “de pé” com sua comunidade.

A vivência de Ògún mostra que o título ODẸ é muito mais do que um simples caçador, a ẹgbẹ Odẹ (sociedade dos caçadores) tem como obrigação prover um lugar seguro para sua comunidade, ensinar os seus mais novos e aprender com os seus mais velhos, ÒGÚN conhecido como òrìṣà da guerra! Quando falamos de guerra, também falamos do modo de vida turbulento que temos. Ele também é o Deus da civilização, da motivação, que mostra ao ser humano o caminho certo.

Dizemos: ÒGÚN, o Deus generoso, que construiu uma grande casa sem janelas e portas, para que as pessoas pudessem entrar livremente e compartilhar com ele as coisas boas.

“Ògún foi o ontem, é o hoje e será o amanhã! Se Ògún foi bom para o avô, se Ògún foi bom para o pai, Ògún será bom para o filho.”

--

--