Nicole Reis
revistaokoto
Published in
2 min readAug 1, 2021

--

Òkòtó é evolução

A escolha do nome do Kilûmbu Òkòtó não foi a toa. A gente sabe que a nomeação diz muito. Um nome comunica e energiza uma pessoa ou um projeto.
No caso da organização Kilûmbu Òkòtó, a energia que reina é a de evolução. O objetivo do nosso bonde é desenvolver espiritualmente, corporalmente e intelectualmente pretos e pretas para que assim a gente consiga de fato a nossa autonomia preta. É sobre progresso do povo preto na pegada do nacionalismo Afrikano.
É um processo de fato, com fases e desafios. É sobre tirar o branco de dentro da gente. É sobre evoluir. Partir de um ponto e ir abrindo-se para o infinito, observando as mútiplas possibilidades.
Òkòtó impulsiona o movimento, a abertura de caminhos, prosperidades e fertilidade.
O caracol tem como simbologia a lua, está a associado ao órgão feminino e a concepção.

O espiral tá relacionado a evolução e o movimeto de energia dos chakras, energia de Kundalini. Nossa energia vital e que nos move. Apesar de indicar um movimento constante, o espiral traduz ao mesmo tempo equilíbrio e ordem inseridos numa permanente mudança.

A capoeira é a base do nosso Kilûmbu, a base pro nosso desenvolvimento. Capoeira é axé, capoeira é corpo e mente. A gente sabe o que tá errando na vida, quando erra na capoeira. Capoeira é a metáfora da vida. E é por isso que o Òkòtó é tão perfeito.

É sobre a gente vê onde tá errando e melhorar, é sobre a gente ser bom e ficar ainda melhor. Máximo respeito e orgulho desse bonde que completa 4 anos!

Progresso para o povo preto sempre!

❤🖤💚

--

--