A Capoeira Como (fisio) Terapia Para o Povo Preto.

Quitéria
revistaokoto
Published in
2 min readMay 5, 2022

Hoje me vi fazendo uma reflexão na qual percebi que a capoeira, pelo menos pra mim, causa um pouco o mesmo efeito que a psicoterapia. O movimento necessário para realizar a atividade, a necessidade de encarar algumas falhas, a escolha de mudar essas falhas ou continuar levando a vida da mesma forma, sem evolução.

Mas a principal semelhança é em como lidar com o antes e o depois. Assim como na psicoterapia, o momento presente da movimentação na capoeira é essencial, mas não é suficiente. É importante se atentar em como você prepara o corpo pra realizar a atividade, isso inclui alimentação, disponibilidade física (seu corpo está de fato preparado pra fazer determinado movimento?)… E depois? É preciso um tempo, um cuidado com o corpo pra não perder qualquer evolução. É preciso um trabalho contínuo.

Assim como não basta ir à terapia por uma hora, uma vez na semana. É preciso um trabalho contínuo.

Pra mim a capoeira é terapia por me colocar nesse lugar de desconforto. Onde eu preciso encarar minhas dificuldades, minhas faltas, correr atrás daquilo que é necessário pra ter o desempenho que eu considero necessário (e que me é cobrado também). Assim como na terapia, no início, ao encarar algo novo, eu encontrei vários bloqueios e dificuldades pra encarar. Tenho que fazer essa escolha de encarar essas dificuldades pra atingir um outro lugar dentro do que é ser eu. Tenho que me lembrar sempre que essa escolha precisa ser diária, com a consciência de que haverão falhas, que vai ter dia que eu simplesmente não vou querer fazer.

Mas assim como na terapia, me sinto renovada depois de realizar a atividade, me sinto disposta a fazer tudo que for necessário. Me sinto viva!

--

--

Quitéria
revistaokoto

Escrevo o que penso e às vezes penso merda. Mas descaminho também é caminho, só precisa saber interpretar. ❤️🖤💚