A comunicação sagrada em Kemet

Crash Kemet Òkótó
revistaokoto
Published in
2 min readNov 11, 2021
Arte: Diego Alberto

A escrita sagrada serve para manipular e ao mesmo tempo, transformar o desenvolvimento de uma estrutura social, criando a base para partilhar informações e, agregar a mesma com vários níveis de interpretações (hermenêutica).

A principal função da escrita é elucidar conhecimento, é o ato de fazer um estoque de sabedoria criando assim, o armazenamento cultural de uma civilização. As vezes, nem o lapso temporal é capaz de degradar ou romper essa comunicação, entre o tempo, local, e civilizações.

O fator imaginário, ter a mente fértil é o que auxilia em uma engrenagem uma espécie de mecanismo para o aperfeiçoamento de uma mensagem, um conhecimento para armazenar ou transmitir para uma outra década ou ano, talvez século. O cuidado com o que se escreve é imenso, pois, logo após ingerir tal informação ou conhecimento o resultado esperado é uma atitude uma ação. Palavras transformam pessoas, e pessoas transformam uma sociedade.

Em Kemet foi desenvolvido 3 modos de escrita para expressar suas ideias em comunidade, a primeira foi hieróglifos, hiératico ou demótico.
O primeiro tipo utiliza imagens muito simples chamado de hieróglifos. Hieros: sagrado. Glifos: imprimir. A escrita sagrada.

Os hieróglifos tem diferentes níveis simbólicos de comunicações, os simples e básicos são os símbolos fonéticos, no total de 24 símbolos fonéticos que representam sons e não ideias que formam o alfabeto kemético.

A escrita sagrada que dá forma a linguagem do povo africano, o primeiro alfabeto conhecido pelo homem e, assim foi criando seus derivados. Mas, existe um nível mais alto de comunicação em hieróglifo, além de 700 símbolos belíssimas formas gráficas que, desenham a realidade e invocam na mente ações e conceitos, a palavra convertida em imagem.

A forma de escrita hierático era apenas para fins comerciais ou comunicados oficiais. Ao simplificar ainda mais o hierático, virou quase uma taquigrafia esta é a 3° forma de escrita, demótico.

Entretanto as novas formas de interpretar os hieróglifos, permite ampliar com facilidade a forma de comunicar conhecimento e expressar conceitos da realidade, ao converter ideias em histórias facilita a sua compreensão, os sábios sacerdotes sabiam que, passar informações sem a compressão da mesma era uma exercício inútil.

--

--