“A comunidade é um canal, pessoas vão (morrem), pessoas vem (nascem). A comunidade renova constantemente seus princípios de acordo com os seus sistemas…”

Kamila Aranha
revistaokoto
Published in
2 min readMay 17, 2022

Tudo são ciclos, e ciclo tem começo, meio, fim e recomeços… assim também é na comunidade. Tanto no sentido de vida e morte, quanto no sentido de chegadas e saídas.

Uma coisa muito interessante que vi acontecer, foi quando um mais velho da família partiu. Foi uma dor pra todos da família, até pq nenhum de nós tínhamos entendimento de que não terminamos ali. Mas o fato interessante vem agora. Eu estava grávida e não sabia. Trazia no ventre a continuação da família. Assim q soubemos e demos a notícia pra toda família, foi impressionante, que apesar de não substituir a presença do nosso querido mais velho q partiu, trouxe tanta alegria que renovou a energia da casa. Alguns que estavam cabisbaixos havia uns dias, de repente esboçavam sorriso no rosto.

Dá pra gente pensar por exemplo no Òkòtó. Algumas pessoas passaram, outras entraram e renovaram a energia. Novamente estamos encerrando mais um ciclo do Consciência e Formação de Kilûmbu, e estamos recebendo mais pessoas que entrarão pra agregar e renovar a energia.

Acho que esse provérbio fala sobre isso. É natural e inevitável que aconteça. É o constante fluxo do atrás e adiante da energia da vida. É bem vinda toda energia, toda renovação. Bem vindos novos membros da comunidade!

--

--