A escritura está na parede

Priscila Argolo
revistaokoto
Published in
11 min readAug 16, 2021

Tradução do discurso de Marcus Garvey na Segunda Convenção da UNIA em 1921

Nós estivemos aqui, sentados pela boa vontade dos 400.000.000 de Negros do mundo para elaborar seus interesses e, no tempo concedido a nós, fizemos o nosso melhor para decretar leis e moldurar leis que, no nosso julgamento, esperamos que irá nos ajudar a resolver o grande problema que nos confronta universalmente. A Associação Universal para o Progresso do Negro procura emancipar o Negro em todo lugar industrialmente, educacionalmente, politicamente e religiosamente. Também busca por uma África livre e redimida. É uma grande luta para encabeçar; é uma tarefa gigantesca para enfrentar. No entanto, como representantes do povo Negro no mundo, nós estamos comprometidos com a tarefa de libertar os 400.000.000 da nossa raça e de libertar nossa abençoada Mãe, África. Nós aconselhamos cada um durante 31 dias e, dentre tudo o que fizemos, dentre tudo que dissemos, nós deveríamos vir com uma conclusão – que a África deveria ser redimida rapidamente! Nós devemos chegar a conclusão de que a raça Negra de todo o lugar será emancipada rapidamente; e, voltando para nossas respectivas casas, iremos com nossa determinação deixar cair, se necessário, a última gota do nosso sangue em defesa da África e emancipação da nossa raça.

A escritura está na parede. Você vê isso claro como a luz do dia; você vê que está chegando da Índia, as tribos da Índia crescendo na rebelião contra os seus senhores. Você vê que está saindo da África, nossa querida terra-mãe, África; os Mouros estão avançando em suas rebeliões contra seus senhores e os derrotando em cada etapa. De acordo com o último relatório trazido a este país pela Associated Press, os Mouros conquistaram e subjugaram as hordas espanholas. A mesma Associated Press traz para nós que há uma séria revolta na Índia, e o povo inglês está marchando com suas tropas para subjugar o espírito de liberdade, de emancipação que está permeando a Índia. As notícias chegaram para nós, e eu tenho um cabo em meu bolso que vem da Irlanda, no qual os irlandeses determinaram que terão liberdade, nada menos que liberdade.

A LIGA DAS NAÇÕES

A escritura está na parede e, ao voltarmos para as nossas respectivas casas, avisaremos ao mundo que nós também iremos; viremos com um esforço unido; com uma determinação unida, a determinação de que a África deve ser livre de costa a costa. Antes de mim, eu tinha a decisão da Liga das Nações. Imediatamente, depois da guerra, o Conselho da Liga das Nações foi chamado e, no conselho, eles decidiram que os territórios arrancados da Alemanha no Oeste da África, tomados dela durante o conflito, deveria ser dividida entre a França e a Inglaterra – 608.000 milhas quadradas – sem nem perguntar aos Negros civilizados do mundo qual disposição deve ser feita sobre sua própria terra natal, seu próprio país. Um insulto foi lançado aos Negros civilizados do mundo quando eles se deram o direito de parcelar e dividir em porções como quisessem as 608.000 milhas quadradas de nossa própria terra; nunca desistimos; nós nunca a vendemos. Ela ainda é nossa. Eles a parcelaram entre essas duas nações – Inglaterra e França – deram nossa propriedade sem nos consultar, nós fomos ofendidos e nosso desejo é notificar a civilização e o mundo que os 400.000.000 Negros estão ofendidos.

E nós estamos ainda mais aflitos por causa dos linchamentos, da segregação, do Jim Crowismo que é usado, praticado e exercitado aqui nesse país e em outras partes do mundo pelas nações brancas da terra, no qual os Negros acontecem acidentalmente ou vão para outro caminho para se encontrarem. Se não há segurança para os Negros no mundo branco, eu não consigo ver qual direito eles tem para parcelar nossa terra natal, o país dos Negros, sem consultar e pedir permissão aos Negros para fazê-lo. Logo, nós estamos ofendidos. Essa questão do preconceito deve cair por terra na civilização e, eu alerto a raça branca sobre isso, além da sua condenação. Eu espero que eles prestem atenção, porque a escritura está na parede. Nenhuma porção da humanidade, nenhum grupo da humanidade teve um direito permanente, um direito duradouro, um eterno direito para oprimir outras seções ou porções da humanidade. Deus nunca deu a eles esse direito e, se há pelo menos um direito, o homem tomou-o para si mesmo, e Deus, em todas as eras tem se desagradado com a arrogância do homem. Alerto àquelas nações que acreditam nelas mesmas acima da justiça humana. Vocês não podem ignorar por muito tempo as leis de Deus; vocês não podem ignorar por muito tempo os comandos de Deus; vocês não podem ignorar por muito tempo a justiça humana e existir. Sua arrogância destruirá vocês, e eu aviso às raças e às nações que tomaram para si o direito de oprimir, de circunscrever, rebaixar outras raças. Eu os alerto que a hora em que o oprimido se erguerá está chegando em seu poder, em sua majestade e o livrará do jugo das eras.

O mundo deve entender que o Negro veio a vida, possuído por uma nova consciência e uma nova alma. O velho Negro está enterrado e é bom o mundo saber disso. A minha proposta não é enganar o mundo. Eu acredito na integridade; eu acredito na verdade; eu acredito na honestidade. Por isso eu aviso o mundo egoísta do resultado de suas ações em direção ao oprimido. Virá um dia, Joseph Daniels escreveu sobre isso, um homem de estado branco, e o mundo falou sobre isso, e eu alerto o mundo sobre isso, que o dia virá quando as raças do mundo se armarão por si mesmas em um grande conflito pela sobrevivência do mais apto. Homens da Associação Universal para o Progresso do Negro, estou pedindo a vocês que se preparem e preparem a sua raça no mundo todo, pois o conflito está chegando, não porque você tem vontade disso, não porque você deseja isso, mas porque você será forçado a isso. Você vê; eu vejo; eu vejo a escritura na parede, como apresentado na revolta da Índia. Vocês vêem as escrituras nas paredes da África; vocês vêem as escrituras nas paredes da Europa. Está chegando, está chegando cada vez mais perto. 400.000.000 Negros do mundo, peço que preparem a si mesmos, então não estejam em falta quando esse dia chegar. Que dia lamentável não seria. Espero que isso nunca aconteça. Mas minha esperança, meu desejo não prevenirá o que está por vir. Tudo o que posso fazer é alertar a humanidade de todo lugar, então a humanidade pode mudar suas táticas e avisá-los sobre o perigo. Eu repito: eu aviso ao mundo branco sobre o preconceito que eles estão praticando contra os Negros; eu aviso eles que a segregação e a injustiça que eles impoem a nós, a perpetuação dessas coisas significará a destruição da civilização presente e a construção de uma nova civilização acompanhada logo após de piedade, justiça e iguldade.

Eu sei que existem homens bons vivendo nos tempos atuais. Nós temos homens bons na raça negra, temos homens bons na raça branca, bons homens na raça amarela, no qual estão cativantes para fazer o melhor que eles podem para repelir o conflito que está por vir. Homens brancos que tem a visão, vão para os quatro cantos da terra e avisam seu povo sobre o conflito vigente. Homens amarelos saem para avisar seu povo sobre o conflito que está por vir, pois está se aproximando cada vez mais; mais próximo do que nunca. Oh! Se o mundo apenas ouvisse as batidas de seu coração, a alma selvagem daqueles que têm visão, aqueles que têm o amor de Deus em seus corações.

Vejo diante de mim o homem branco, o homem preto e o homem amarelo trabalhando arduamente pela paz do mundo; trazendo juntos essa coisa chamada irmandade humana; eu vejo eles trabalhando através de suas organizações. Eles têm trabalhado durante os últimos cinquenta anos. Alguns trabalharam para trazer a emancipação, pois eles viram o perigo da perpetuação da escravidão. Eles trouxeram a libertação de aproximadamente 400.000.000 de pessoas pretas. Eles fizeram a passagem e outros começaram a trabalhar, mas a oposição contra eles é muito forte; a oposição está sobrecarregando eles. O mundo tem estado maluco; o mundo se tornou muito material; o mundo perdeu seu espírito de parentesco com Deus, e o homem não vê nada além de preconceito, avareza e ganância. Avareza e ganância destruirão o mundo, eu apelo aos corações do homem branco, preto e amarelo que tiveram suas almas tocadas com a verdade do espírito da humanidade, com o sentimento verdadeiro da irmandade humana, que preguem a doutrina do amor humano, e mais, que preguem mais alto, mais distante, pois o mundo tem essa necessidade por esses tempos. Ah! Se eles pudessem ver o perigo – o conflito entre raças – das raças lutando entre si. Que destruição, que holocausto isso não poderia ser! Vocês podem imaginar isso?

Apenas pegue uma ideia sobre a última guerra sangrenta, em que uma raça foi esburacada contra ela mesma (por toda a raça branca unida em uma origem comum), no qual os membros, em ambos os lados, lutaram tão tenazmente que se mataram entre si espantosamente, numerosamente desconcertante. Se uma raça esburacou a si mesma, pode lutar ferozmente para matar a si mesma sem piedade, vocês podem imaginar a fúria, vocês podem imaginar a impiedade, a terribilidade da guerra que virá quando todas as raças do mundo estiver em batalha, engajadas no combate mortal pela destruição ou queda de um ou de outro, quando sob isso e como uma causa de mentiras, preconceito e ódio? Sinceramente, será um oceano de sangue; isso é tudo o que será. Então, se eu puder trazer um som que avise agora, que ecoe ao redor do mundo e, então, previna algum conflito, Deus me ajudará a fazer isso; para África, como Europa, como Ásia, estão se preparando para o dia.

POSSIBILIDADES DA ÁFRICA

Vocês podem perguntar a si mesmos se acreditam que a África ainda está adormecida. A África estava sonolenta; mas ela estava assim por um propósito. A África ainda tem seus mistérios escondidos; A África tem talentos não usados e a estamos desterrando agora para o conflito que virá. Oh, eu espero que nunca venha por isso, eu espero que o mundo branco mude sua atitude em relação às raças mais fracas do mundo, para que não sejamos mais fracos eternamente. Ah, a história nos ensina sobre o avanço e o declínio das nações, raças e impérios. Roma caiu em sua majestade; Grécia caiu em seu triunfo; Babilônia, Assíria, Cartago, Prússia, o Império Germânico – todos caíram em sua pompa e poder; o Império Francês caiu sob a influência de Napoleão, pelo domínio do indomável soldado da Córsega. Como eles caíram no passado, então as nações cairão na era atual, e então eles cairão nas eras que estão por vir no futuro, o resultado da sua injustiça.

Eu repito, eu aviso o mundo, e eu confio que vocês receberão esse aviso conforme vão aos quatro cantos da terra. A raça branca deveria ensinar a humanidade. Há egoísmo no mundo lá fora. Deixe a raça branca ensinar a humanidade primeiro, pois nós estamos seguindo a causa da humanidade por trezentos anos e nós sofremos muito. Se uma mudança deve vir, não deveria vir dos Negros; deveria vir da raça branca, porque eles são os únicos que trouxeram esse estranhamento entre as raças. O Negro nunca odiou; não há nada nos últimos quinhentos anos que aponte pelo menos uma instância de ódio pelo Negro. O Negro tem amado até sob a mais severa punição. Na escravidão o Negro amou o seu senhor; ele protegeu seu senhor; ele salvaguardou a casa do senhor. “Não há amor maior do que entregar a sua vida pelo outro.” Nós não demos apenas o nosso serviço, nosso trabalho não-reconhecido; nós também demos nossas almas, demos nossos corações, demos o nosso tudo para os nossos opressores.

Mas, depois de tudo, estamos vivendo em um mundo material, embora seja parcialmente espiritual, e desde que fomos muito espirituais no passado, estamos pegando parte do material agora, e daremos aos outros a oportunidade de praticar o lado espiritual da vida. Por isso, não estou dizendo que liderem na humanidade, pois vocês têm feito isso por trezentos anos e perderam. Mas o compromisso deve vir das raças dominantes. Estamos avisando eles. Não estamos pregando uma doutrina de ódio, e eu acredito que vocês não voltarão para suas respectivas casas e pregarão tal doutrina. Nós estamos ministrando, antes, uma doutrina de humanidade, uma doutrina de amor humano. Mas nós dizemos que o amor começa em casa; “caridade começa em casa.”

Nós estamos ofendidos com a divisão da África, pois isso parece privar o Negro da chance do mais alto desenvolvimento nacional; nenhuma chance, nenhuma oportunidade nos é dada para provar nosso vigor ao governo, para dominar em nosso próprio benefício. Eles atribuem tantas coisas ruins contra o Haiti e contra a Libéria, que eles mesmos evitaram a Libéria assim como deixaram impossível para nós demonstrar nossa habilidade de governo próprio. Por que não ser honesto? Por que não ser direto? Desejar o maior desenvolvimento, assim como eles declararam e professaram, sobre o Negro, por que não dá a ele uma chance justa, uma oportunidade de mostrar sua capacidade de governar? Qual é a melhor oportunidade já apresentada por si só do que a presente, quando os territórios da Alemanha na África foram arrancados do seu controle pelos Aliados na última guerra – qual a maior chance jamais ofertada, por si só, para disputar a vaga da maior habilidade dos Negros para governar eles mesmos do que ter dado a eles territórios para os Negros civilizados, e então dar a eles um teste para exercitar a si mesmos em um próprio sistema de governo? Por causa do desejo deles em nos manter no chão, por causa do desejo deles de nos separar, eles se recusam a nos dar uma chance. A chance que eles nos deram é a chance que nós estamos indo tomar. Portanto, esta noite, antes de me sentar, eu moverei uma resolução, e eu acho que é condizente com esse tempo tão passado como uma resolução como eu irei apresentar, assim que a Liga das Nações e o Supremo Conselho das Nações entender que os Negros não estão dormindo; que os Negros não são falsos para eles mesmos; que os Negros estão vastamente acordados, e os Negros pretendem tomar uma parte séria no futuro do governo do mundo; que o Deus Todo-Poderoso o criou e o alocou nisso. Esse mundo nos pertence como um lugar, e nós ocuparemos esse lugar.

Nós temos o direito de uma grande parte no horizonte político, e eu digo para vocês que nós estamos preparados para ocupar esse lugar.

Vão para seus respectivos cantos da terra e preguem a real doutrina da Associação Universal para o Progresso do Negro – a doutrina da emancipação universal dos Negros, a doutrina de uma África livre e redimida!

RESOLUÇÃO

Resolvemos que nós, os representantes devidamente eleitos das pessoas Negras do mundo, definido na Segunda Convenção Anual, do protesto contra a distribuição de terra na África pelo Supremo Conselho e a Liga das Nações entre as nações brancas do mundo. A África, com direito à herança, é a propriedade das raças africanas, e àqueles de casa e aqueles de fora não estão suficientemente preparados para conduzir as questões de sua própria terra. Essa convenção acredita no direito da Europa para os europeus; Ásia para os asiáticos, e África para os africanos, àqueles dentro e fora de casa. Nós acreditamos, mais, que uma aplicação fechada e sem egoísmo, que esse princípio prevenirá a ameaça da guerra racial que pode elencar outro pessimismo contra a civilização e a humanidade. Até esse ponto, a humanidade de todo lugar é determinada a chegar em um padrão de nacionalidade comum. Por isso, 400.000.000 Negros demandam um lugar ao sol na política mundial.

--

--

Priscila Argolo
revistaokoto

Ninguém me deu permissão pra sonhar, mas eu já sabia o quanto era bom. Mãe do Jota, companheira do Marquinhos e a humana da Akira.