A morte de Manuel

Magrinha Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readMar 2, 2021
Ilustração: Izaias Oliveira

Fazia 3 meses que não se via Manuel e todos sabiam, Manuel tinha morrido! Não se sabe ao certo a hora do óbito mas todos sabiam que o último local em que Manuel deu as vistas foi na venda do seu Miguel. Eu sei porque a vizinha comentou que Manuel e Marcelo estavam discutindo, uma briga tão feia que sobrou injúrias até para a mãe dos envolvidos.

O que poderia ter acontecido? Manuel sempre foi tão calmo, um jeito pacífico de não querer querelas com ninguém. Um dia buliram com a entrada de sua casa, todos sabiam que havia sido o grupo de garotos da rua de cima, e quer saber o que Manuel fez? Nada.

Sempre lhe avisei "Manuel essa sua calmaria ai é ruim, nem é calmaria. Todos te fazem de bobo Manuel". Se tivesse me ouvido talvez num carescesse de entrar em desavença, que Marcelo talvez nem se atrevesse a mexer com ele. Mas quem avisa amigo é.

Acredita que certa vez roubaram sua bicicleta e eu, que manco sou, fui atrás de quem pudesse devolver.

"Mas Manuel pois foi justo o pessoal que bebe contigo no bar do Marcio"

E Manuel daria um jeito de mudar de assunto, acho que pela vergonha. Mas no próximo sábado estava lá, a rir e até pagar bebidas para eles.

"Manuel tu num é preto não, tu só pode ser amarelo!"

Marcelo nem grande é, mas adora se crescer pra cima dos outro. Pobre Manuel.
Tenho certeza! Foi Marcelo que matou Manuel.

Marcelo agora andava cabisbaixo, depois da briga saiu com os olho roxo e ficou por dias tão manco que nem eu. Mas o que importa Marcelo se o bairro perdeu Manuel?

Hoje de tarde a vizinha comentou comigo.

"Olha quem vem lá na esquina. De novo esse moço, tem cara de Manuel, esta na casa de Manuel, dorme e faz o trabalho de Manuel, mas num é Manuel não. Isso eu garanto"

Alguns dizem que Manuel morreu na venda do seu Miguel e de lá saiu esse homem, que me cumprimenta com intimidade, do jeito que Manuel fazia, mas sem ser do mesmo jeito.

Esse homem de peito estufado e orgulho estampado no rosto, todos tinham certeza que não era Manuel, inclusive eu. Mas eu até que gosto mais dele que de Manuel.

--

--