A origem do nome de um rei

Bakarimajaliwabantu
revistaokoto
Published in
2 min readJan 12, 2021
Ilustração: Izaias Oliveira

Bakari Majaliwa Jumanne Swahilli Bantu — Me lembro de como foi meu processo de escolha desse nome, e de como esse processo foi de grande importância pra mim como um todo. Mas antes de contar sobre ele deixa eu voltar um pouquinho lá no passado.

Lembro-me que desde minha transição da infância para a adolescência, eu já viva a abreviar meu nome de batismo, nunca tive problema com ele, porem eu não me reconhecia nele, ainda mais sendo um ser preto. Eu adotava apelidos e abreviações sempre fugindo do nome colonizado, de alguma forma, aquele nome me causava estranheza, e assim foi meu período de adolescência, no fim da adolescência, resolvi perguntar ao meu pai o porquê daquele nome, e ele me disse que era uma homenagem a um grande jogador de vôlei da época dele, inclusive um jogador branco que faz jus ao nome tão colonizado, rs.

Quando cheguei a minha fase adulta e comecei a me entender como um homem africano diaspórico , e comecei a minha busca por retornar as minhas origens e nada melhor do que começar mudando a colonização que foi me dada ao nascer (nome).

Em meio a muitas buscas pelo nome africano que mais se parecesse comigo, me veio o nome Bakari, uma tia viu a minha busca e resolveu me apresentar esse nome, de inicio eu fiquei muito pensativo, e fui buscar os vários significados desse nome.

E foi nesse período que eu comecei a conhecer a origem do nome que e Swahilli, dos povos Bantos. Conhecendo mais sobre a origem do nome, conheci os significados dele, que tem muita força, e um desses significados e (uma grande promessa), forte né? Rs.

Então isso foi me levando a conhecer outros nome do qual fui adotando ao longo do tempo e assim formando um nome completo e todo Swahili:

Majaliwa — E um segundo nome, com a mesma força que o nome Bakari. Significa (concebido por Deus).
Jumanne — significa (nascido na terça feira). Esse foi o dia do meu nascimento.
Swahilli Bantu — E a origem linguística e de povos de todos esses nomes.
Assim formando uma frase de muita forca.

Bakari Majaliwa Jumanne Swahilli Bantu (Uma grande promessa, concebido por Deus, nascido na terça feira).

E hoje eu trabalho muito pra fazer jus à grande força ancestral que tem esse nome.

--

--