“…A real sabedoria de uma sociedade e suas necessidades básicas só são conhecidas por aqueles que se misturam à realidade das vidas diárias das pessoas nessa sociedade.”

Kamila Aranha
revistaokoto
Published in
2 min readOct 4, 2022

O que é uma comunidade, né?!

Tem coisas que a gente só vai ver se estiver em comunidade. Ontem eu tava na lotação, indo pra quebrada, e o motorista parou pra perguntar se alguém tinha uma máscara descartável pra dar pra ele, pq a dele tinha caído na rua e ele entendia que deveria usar a máscara em respeito a galera q tava transportando. Rapidinho um mais velho sacou uma máscara da mochila e ofereceu pro motô. Esse é o tipo de coisa que dificilmente vc vê fora da comunidade.

Outra coisa que vc só vê na comunidade é esse lance de onde come um, come dois e o cuidado, que normalmente é recíproco. A gente sabe com quem pode contar e o nosso pessoal sabe que pode contar com a gente. Na minha família, por exemplo, a comemoração de natal, é farta. Apesar de eu não ser cristã, procuro estar reunida com minha familia nessa data pela vibe. Sempre damos umas risadas, contamos os causos engraçados, os desgraçados, puxamos orelha um do outro e tem comida sobrando pra quem quiser chegar mesmo sem avisar… isso é muito característico de comunidade. As mais velhas dizem que é melhor sobrar que faltar.

Outra coisa sobre estar em comunidade, e conviver cotidianamente com as pessoas é que , assim como dito nesse provérbio do título, você passa a conhecer a necessidades das pessoas, sem que elas precisem falar do que precisam, logo, quem não convive com a comunidade, não sabe nada sobre ela.

--

--