A rua é a melhor escola da vida

Luís Otávio
revistaokoto
Published in
2 min readJul 14, 2022

Mano tava vendendo cerveja outro dia com Mischellye e a gente se deparou 3x com o mesmo problema: as pessoas querendo pegar a cerveja da caixa sem pagar como se não fossemos ver. A gente tava bem na esquina mesmo, na virada de rua. Ali mano tava todo mundo em volta e naquele momento menos uma cerveja era menos uma chance de pagar um boleto. Na esquina não se pode dar mole, senão é vapo.

Por Diego Nunes

Pensando em tudo que venho aprendendo com Esú é muito doido ver como é sempre ele presente nesse tipo de situação e de forma mais abstrata também. Na encruzilhada das escolhas, se tu não for sagaz vai ser vapo! Alguém vai passar você pra trás se tu der mole, e não vai ser uma nem duas vezes. A rua ensina a ser esperto pra quem anda nela, ali é onde tudo pode acontecer e mediante a essas situações você tem que saber agir da melhor forma possível.

O primeiro que tentou pegar sem pagar tomou um esculacho da porra meu e da Mischellye, e eu tive que me segurar pq havia a prioridade de vender os bagulho, mas não podíamos deitar pra situação. Fazer o camarada se sentir envergonhado foi a melhor estratégia nossa e ser bem direto com ele: “Tu vai comprar? Se não vaza pq aqui não é de graça”. Ele tentava explicar que alguém mandou ele pegar que tava de boa e a gente falava a mesma coisa: “Tu vai comprar ou não vai?”, até que de vergonha ele comprou duas. Os outros que tentaram só escutaram mesmo que não era de graça e vazaram, tentando pegar na surdina e tudo mais.

O trem mesmo é ficar veaco mano, não pode dar mole na situação nem na escolha das palavras. Dali poderia ter saído prejuízo e treta, e na moral isso é Esú puro: dinheiro, vendas, comunicação e a esquina. Tudo ali pra gente aprender. A rua é a melhor escola da vida.

--

--