A sorte da vida é Exu

Kandimba Onirê Kumola Yakô Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readSep 23, 2022

Ninguém dá sorte em nada. Sorte é ebó. Sorte é sacrifício. Sorte é sangue suor e lágrimas. Sorte é Exu. Os sortudos sabem o caminho, a encruza, o que fazer.

Azar é até palavra feia, evita falar, atrai. Sorte é saber viver. Azar é não saber. Espiritualidade é saber viver, saber o que deixar pra trás quando bloqueia o caminho, pra quando a chance aparecer você passar tranquilo.

É deixar mantimento da mochila pra trás pra passar na trilha, no rio, pra seguir caminho. É saudar o caminho e entender o processo antes de chegar ao resultado. Escolher prioridade. Você tem sorte na sua prioridade. E
tempo é nosso maior recurso pra priorizar. Inclusive na trilha.

Tempo é Exu. Onde você dedica seu tempo? Lá você tem sorte. Ali vc se garante. Mas se tu quer outra sorte na vida e só acha problema e reclama? Vc quer chegar na cachoeira e não passa na trilha fechada da mata. Quer chegar na frente garantido com carga passada (pesada), quer chegar garantido na aposta da vida que só ganha quem paga o preço, quem arrisca. Onde tá Exu? Onde tá seu tempo? Onde tá seu ebó?

Dedique seu tempo onde você quer crescer e você crescerá. Plante o que quer colher. Dedique o hoje ao que importa amanhã pra poder colher amanhã a fartura da árvore que você plantou hoje. Sorte não é achar pé de fruta na rua. É achar dentro de casa todo dia. É achar onde você tocou porque você plantou, cuidou e colheu. Seu caminho, seu Ori, onde você tá crescendo, onde você muda o mundo. Sua sorte.

Árvore sem raiz forte não fica de pé. E árvore não fica de pé no mundo branco mais por sorte. Fica por sobreviver, por cuidado, por driblar a morte. Por planejamento. Na floresta derrubam de hectar e lá se foi a sorte. Só fica vivo o que é planejado.

Sorte é uma sombra de árvore plantada dentro de casa, alimentação, comércio e até escambo. Sorte da porra. Quem vê close não ve corre. Quem vê sombra de prédio dos outros não entende o valor da sombra de uma árvore. O Sol até passa no meio das folhas, diferente do cimento, do concreto, do tijolo. Pras árvores e pros pretos, é energia pra plantar mais árvores. É janela, é porta. É caminho, é o chamado de Exu pra vida, pra evolução e crescimento, igual o da árvore po. Exu é a vida. Exu é nossa sorte.

Arte: Diego Alberto

--

--