Amanirenas

Ayédùn
revistaokoto
Published in
1 min readOct 20, 2022

Eu sou Candace Amanirenas. Se ainda não ouviu falar sobre mim, me apresento…

Por Tibor Fuhara

Às vezes me chamam de Rainha-mãe de Kush, outras vezes de “aquela que carrega o nome de Amon”, ou simplesmente “a braba”

Me conhecem por um dos meus maiores feitos: ter tirado aqueles que se diziam romanos do nosso território. Eles tentaram nos conquistar, mas eu e meu exército mandamos eles embora.

Por 5 anos lutamos, sofremos percas dolorosas, e em dia nenhum baixamos a guarda.

Numa dessas batalhas eu perdi um olho, e ganhei mais um nome: Rainha de um olho Só. Mas isso não me fez parar, nem atrapalhou o andar da carruagem.

Uma vez, atacamos com sucesso um dos templos desses romanos, pegamos a cabeça da estátua do seu líder, trouxemos pra casa e eu enterrei essa cabeça debaixo da terra, pra que sempre pudéssemos andar sobre ele.

Quem me conhece sempre lembra do dia em que pedi pra alguns dos meus homens levar um conjunto de flechas douradas pra esse pessoal ai. Era um presente que se aceitassem teriam paz, era um símbolo pra fechar nosso acordo. Se não aceitassem, recomendei que ficassem com elas mesmo assim, eles iriam precisar das flechas mais do que nós

Lembrem-se dos seus ancestrais.

--

--