Aquele que está a serviço de Atón

Ayédùn
revistaokoto
Published in
2 min readJul 12, 2022

Depois da morte prematura do irmão Thutmoses (Tutmés), Amenhotep IV assumiu o lugar de regente da 18ª Dinastia. Amenhotep IV estava destinado a fazer outras atividades, como ser componente do exército por exemplo, mas teve que mudar seus planos.

Com o passar dos anos Amenhotep IV foi aprendendo sobre muitas coisas, e se viu inspirado pelas influencias do Deus Áton (o Deus Sol). Foi ai que ele se autonomeou Akhenaton = “aquele que está a serviço de Áton”. E enquanto ainda vivia em Tebas, construiu um grande templo pra essa divindade.

Por Vitoria Camilly

Akhenaton causou um alvoroço naquele período, porque parou de seguir as outras divindades keméticas para cultuar somente Áton. Foi ordenado que Âmon, uma das divindades mais cultuadas na época, fosse retirado de todas as inscrições, nomes, pinturas, assim como seus templos. Os seguidores de Âmon ficaram mega revoltados, porque não conseguiam admitir essa ousadia.

O motivo disso teria relação com questões políticas e religiosas, porque em Tebas, as riquezas e o poder dos seguidores do Ntr Âmon-Ra ameaçavam o governo de Akhenaton.

Muita gente conhece Akhenaton por conta de sua esposa, Nerfetiti, que depois de um tempo também foi renomeada, como Nefer-Neferu-Áton, “a beleza das belezas é Áton”. E foi pai do conhecido Tutakhamun (Tutancamôn) que significa “a imagem viva de Âmon”. Mas seu primeiro nome era Tutankhaten, “imagem viva de Àton”. Mas sobre a vida de Tutakhamun a gente desernrola outro dia…

Se você ver esses nomes em algum lugar: Akhenaten, Amenhotep IV, Amenófis IV, Aquenatón, saiba que se referem a um único governante, um dos mais ousados da 18ª Dinastia

--

--