As crenças conduzem o corpo

Niágara
revistaokoto
Published in
3 min readNov 30, 2022

Nos nossos treinos de capoeira a gente sabe quando tá fazendo o movimento feião, quando tá meia boca, só emulando. Bate aquela vergonha, e ela acaba dominando a nossa atenção e aí vira um ciclo de vacilo pq essa atenção podia tá sendo utilizada pra melhorar o movimento.

E nos treinos de bondão eu vejo que meus movimentos ficam meia boca geralmente quando eu escolho ficar no fundão. E isso é pq eu já comecei o treino hesitando, falhando na confiança, deixando pra ficar lá atrás.

Tem a ver com a minha noção de espaço também, que eu sempre acho que não caibo nos lugares, e as nossas crenças dominam e conduzem nosso corpo.

Em um dos treinos paizão me falou sobre a importância de abrir meus movimentos, esticar meus braços e pernas, fazer um jogo de expansão, usar a extensão dos meus braços e pernas a meu favor pra embelezar meu jogo. Expandir pra caber! No mesmo treino eu já consegui ver que fazendo os movimentos mais alongados eu consigo fazer um jogo mais miudinho, também me permite ter tempo pra ver o movimento de pergunta e elaborar o de resposta, ao invés de ficar fugindo. Fugir gasta muito mais espaço.

E o papo aqui é justamente sobre as crenças. O tripé corpo, mente e espiritualidade é tipo um fogão em que as 3 bocas acendem juntas, se apaga uma as outras 2 não funcionam.

Faz uma cota que eu tô pra fazer minha bananeira mais controlada e todo mundo já tinha me passado a visão que os exercícios de parede são os brabo pra isso.

No primeiro dia que eu tentei fazer uma bananeira apoiando na parede a gente tava fazendo um treino no barracão com Ijilodo com ele segurando nossos pés, e até que a parada saiu, mas depois fui treinar em casa e meti meu ombro na parede, depois desse dia a parede virou pra mim aqueles chefão q a gente não consegue passar pq já tá com receio, daí chega um primo que nem joga o jogo e passa rapidão tlg? kkk

Daí no festival eu já vim a milhão que ia ficar na casa da Nala e ia resolver essa demanda kkk ficar do lado dela num geral já me deixa cabulosa, a energia dela me faz querer mais e melhor, minha mentalidade muda, daí a importância de escolher com quem a gente anda.

E não deu outra, eu já vim com a mente preparada pra poder fazer os exercícios de parada de mão com pé na parede, e o bagulho foi. Ela não disse nada além do que o Ijilodo ou o Thom já não tivessem me falado. O que mudou foi a minha cabeça.

Antes disso tbm eu já tinha agarrado em treino de abdômen e flexão pq a gatona da Denise tinha dito que ajudava, e óbvio que ajuda, mas ela sempre dizia que ajudava a sustentar. De nada adianta nossos músculos estarem preparados pra algo que nossa mente não tá.

E agora que a inhaca saiu é fazer o ebó de treino diário e aperfeiçoamento, todo esse corre aí foi só pra destrancar a porta. A melhor coisa de saber que falta muito pra gente ficar pica é saber que falta muito pra gente ficar pica kkkk se juntar com o bonde da expansão é saber que a vida toda vai ter coisa pra ser feita e depois dela, e na próxima, e também na vida de quem a gente gera.

Mas é isso, muito coisa só rola do jeito que rola nos eventos em que tá todo mundo da casa, cada energia importa e é única e alimenta a gente de forma diferente. Em quantos mais a gente é, melhor, mais fortes, mais sagazes, mais sábios. Por isso expandir sempre.

Arte: Tibor

--

--