Axé na palavra ou morte da comunidade

Kandimba Onirê Kumola Yakô Òkòtó
revistaokoto
Published in
3 min readMar 2, 2021
Ilustração: Izaias Oliveira

A mentira é a solução do branco para disfarçar sua decadência. Na cultura Afrikana, o axé na palavra é a base de uma comunidade saudável.

Vou usar dois exemplos simples. Primeiro: Mano, o branco apareceu nesse planeta depois de ficar isolado lá naseuropa por uma era do gelo cabulosa, e quando foi descobrir o mundo, descobriu civilizações imensas e desenvolvidas vivendo em terra fértil e num solzao de dar inveja. Só preto foda, forte, inteligente, e o melhor, os pretos ainda aceitavam os brancos como pessoas normais (!) e compartilhavam seus conhecimentos. A história é essa. (Quem duvidar, vai dar uma estudada com a página Descobrindo a história preta). Tu acha que o branco ia aceitar essa realidade de boa? A inveja era a base do sentimento do branco pelo preto, que hoje se tornou o racismo. Diminuir quem você sabe que é melhor que você. O branco simplesmente começou a roubar tudo que podia do preto, que tava tão ocupado construindo suas civilizações e desenvolvendo sua ciência espiritual que nem sacou que o inimigo as vezes se disfarça de amigo. Depois que o branco já tinha roubado um monte de coisa, se desenvolvido minimamente, começou a guerrear com os pretos, já que matar por migalha era normal pro povo do gelo, e principalmente a mentir que tudo que existia no mundo a milênios era invenção do branco. Essa mentira é a base da nossa sociedade atual. Sem essa mentira, o sistema branco nem conseguiria existir. Eles colonizaram o planeta sabendo disso. Se essa mentira fosse tida como verdade, o mundo era deles. Por que a verdade era outra, e quem tinha mais poder no mundo (e nunca se achou dono de nada) era o povo preto. A mentira é a base do racismo e da destruição do povo preto.

Mas agora o segundo exemplo. Vamos pensar em comunidade Afrikana. Toda organizada e desenvolvida, toda produtiva e em expansão. Sem yurugu. Aí tem um cara lá que tem a função de avisar quando tem um ataque inimigo. Finge que era só UM mesmo. Se ele avisa que tá vindo uma guerra, e é mentira, o que acontece? A comunidade toda para o que tá fazendo, se organiza, protege crianças e os mais velhos, guerreiros se armam pra linha de frente, o circo tá armado, o pau vai comer. Aí não chega nada. Como esse cara vai ficar visto? Ninguém vai acreditar mais nele. Atrasou todo mundo por uma coisa que nem era séria. Mobilizou toda a comunidade por uma mentira. Agora imagina a situação contrária. Um puta exército de uma nação rival tão forte quanto a sua, marchando lá no horizonte rumo a sua terra. Aí o meliante vê e pensa “vou falar nada não”. Ninguém se organiza, a guerra chega com todo mundo despreparado. Era uma vez sua comunidade.

Tudo isso pra falar que o axé na palavra é uma das bases do desenvolvimento do nosso povo. Quem mente, tá botando em risco toda a comunidade. E mais, quem não fala o que tem que falar na hora que tem que ser dito também falta com axé na palavra, também coloca em risco toda a comunidade. Comunicação é exu. Quem é displicente com a comunicação, seja pela mentira ou pela omissão, que é a mesma coisa, tá faltando com compromisso com toda a comunidade. Tá botando em risco o pescoço de todo mundo por capricho individual. Mentira é solução de branco pra destruir nosso povo. Não seja o preto que imita branco pra resolver ou pra fugir dos seus problemas. Axé!

--

--