Canção para acordar

Fiu Carvalho
revistaokoto
Published in
2 min readJun 24, 2021

“Tava durumindo cangoma me chamou
Disse levante povo cativeiro já acabou”
— Clementina de Jesus.

A ideia que se popularizou dessa música é a de uma cangoma — festejo de tambores — celebrando a abolição, mas isso pode ser uma interpretação errada de branc’o.

Arte: Izaias Oliveira

O samba se tornou popular na voz inconfundível de Clementina de Jesus, e fez parte de uma coletânea de antigas cantigas de trabalho — os vissungos — dos africanos escravizados. Músicas que carregam mensagens muitas vezes em código.

Muito além de ser um elemento de musicalização, o tambor tem um importante papel na comunicação e principalmente assume papel essencial nos rituais africanos. Assim como na diáspora do norte das américas, e os “spiritual”, nossos antepassados aqui no sul do continente se valiam da musica para manter seus costumes, rituais e histórias. Se tratando de um resgate de canções, por que então celebrariam a libertação e não chamariam para a (re)conquista da liberdade?

Podemos, e devemos, entender “Cangoma me Chamou” como uma convocação: Estava dormindo, preso ao mundo de sonho, de ilusões, que me tirava a consciência e minava minha energia, mas os tambores e as forças que ele invoca me trouxeram de volta e junto com meu povo decidi por fim ao sequestro.

O samba se popularizou como uma celebração a alforria que os brancos dizem nos ter dado, mas nunca é tarde pra mudar o prumo.

--

--