Carência e falta de orgulho.

Juliete Vitorino
revistaokoto
Published in
3 min readJun 28, 2022
Por Diego Alberto

Pensa no baguio que falta pro povo preto, o nome disso é orgulho.
As pessoas ficam falando que não existe morador de rua japonês ou judeu, sabe porquê não tem? Porque esse povo é orgulhoso e eles sabem que uma associação ruim a alguém deles, a associação é feita a todas as pessoas iguais a eles, a gente não, a gente é capaz de sair jogando os pretos nas ruas pra sermos o único destaque entre os brancos.

Aí junta a nossa falta de orgulho com essa carência desmedida que temos e tá pronto, tá lá a gente se arrastando aos pés dos brancos para esperar a gente ser notado e se não formos, nós nós sentimos no direito de reivindicamos.

Aí começa desde a solidão da mulher preta, que são as mulheres que não querem se relacionar com homem preto, e querem justificar seus relacionamentos com homens brancos ou exigir que os brancos se relacionem com elas, se não estarão sendo racista rs,, até os dias atuais com a galera torcendo pra uma grande empresa praticar um ato de racismo mais explícito pra eles irem lá e falar, agora você precisa me contratar, pra ficar bonito pra vocês, mas pode ficar tranquila, pode continuar contratando os pretos só pra cargo subalterno mesmo, contrata eu, que eu limpo a imagem de vocês, digo o quanto vocês são inclusivos e diversos.

A relação que o povo preto tem com os brancos é um relacionamento tóxico, os brancos pisam, avisam que não gostam, bate, trata mal, mas os pretos confiam fielmente que isso é só uma fase, que logo eles vão mudar, vão se apaixonar e vai deixar essa toxicidade pra trás. Confia gente, confia!

E a falta de orgulho reflete também entre a gente né? Porra me custa um tanto fazer um baguio ruim ou errado sem que eu esteja me esforçando muito e dando tudo de mim pra melhorar naquilo. Aí você olha a galera fazendo ruim e sem se esforçar e pensa, caraca, as pessoas não tem vergonha disso não?

Mano, eu aprendi com meu corpo que não existe isso de limite, limite foram feitos para serem superados, e por mais que eu tenha dificuldade em algo, por mais que algo que eu faça não saia como eu queria que saísse, só vai sair bonito e do jeito que eu quero um dia, se eu colocar empenho naquilo, se eu colocar axé, se eu repetir, se eu me esforçar. Agora se eu acreditar que nunca vai sair bonito, que eu nunca vou ser tão boa quanto eu gostaria ou vou fazer algo tão bem como deveria, não vai sair mesmo né? “Porque as coisas para acontecerem no aye, precisam acontecer antes no Ori”.
E é feião você olhar as pessoas e ver que elas não estão realizando as coisas nem no Ori, com a cara da derrota, a cara de quem já se deu por vencida, a cara de quem não tem orgulho e talvez essas pessoas só estão entre a gente porque nenhum branco feio (desculpa o pleonasmo) não as quiseram, porque se um der a ideia de condição pra essas pessoas, elas jogam tudo pro alto e vão correndo se rastejar.

Enquanto a gente não tiver um povo que superou a carência e orgulhoso de ser o que é, a gente vai continuar sendo associado com tudo de ruim e iremos nos ver em condições cada vez mais lamentosa.

--

--