Carta Aberta aos Escravos da casa e futuros Bafiotes.

OMOWALETTU
revistaokoto
Published in
4 min readMay 8, 2021

Eu guardo com bastante rancor pretos que insinuam que os precursores de ideais africanos estão na “mesma merda” que eles por estarmos na diáspora ou por não sermos bilionários. O meu ódio e o meu ranço desses inertes desgraçados apaixonados pelas contradições vai me fazer lembrar de cada face e de cada nome. Porque eu e o meu quilombo iremos enriquecer materialmente NESTA VIDA. JUSTAMENTE por sermos precursores de um trampo espiritual, corporal e emocional decente em comunidade. Paradigma esse do qual nós carregamos quase toda a carga, portanto carregaremos a frente de todos os ganhos disso.

Ilustração: Izaias Oliveira

Aqui eu to me colocando sem modéstia nenhuma como a pessoa que tem a intuição tão forte quanto o Malcolm e sua mãe. Para terror dos materialistas, os capoeiras irão construir um império autodeterminado sem precedentes, que vai engolir todo esse lixo que vocês reconhecem como coletividade, movimento negro, Black money, consciência negra, afrocentricidade… Vamos passar o carro nos modos comuns de ascensão que vocês conhecem, daremos aulas de como se faz política, de como construir, e de como fazer manutenção de poder. Do que é unidade e prosperidade. Baseado na nossa própria cultura, nada de copiar métodos dos outros. Agora podem me chamar de megalomaníaco!

Vai chegar um ponto que já não vai dar para dizer que não há uma “estrutura preta”, que não há instituições pretas as quais se possa recorrer. Aí as ratazanas vão querem chegar. Mas vai ser a gente HEHEHE’ Pode ser que vocês esqueçam, que vocês sejam sonsos, mas a galera que carregou nas costas os custos de erguer o império não irá esquecer. E digo da minha parte que não pretendo aliviar a imaginação e criação de mecanismos de controle para barrar potenciais traidores com passado todo cagado. Na hora que não havia “nada”(o que já é criticável hoje, pois há organização e a possibilidade da criação delas) criticava os métodos, agora que prosperou(materialmente, pq espiritualmente e cultural já está) vai querer explorar? Não comigo. Para alguns, paga dobrado para assistir. Para outros, nem entra.

Vocês estão escolhendo diante de tudo que está sendo discutido, manter critério de análise branca lotada de moralismo cristão para opinar, julgar, maldizer, discriminar… Digo com segurança que nenhum dos constrangimentos e exposições que já houveram pesará tanto sobre o subjetivo de vocês do que quando chegar o ponto de você ter a instituição branca e a preta para recorrer e você ter que escolher a branca pq tu amaldiçoou a preta e ela prosperou mesmo assim!!! Nada vai pesar tanto na autoestima, na perspectiva de quão merda você é para si mesmo, do que ver que você trabalhou 30 anos numa instituição branca da qual eles diziam ao vivo e nos bastidores que tu era uma macaca e merecia ser estuprada, sendo que vocês foram contemporâneos de organizações precursoras e competentes, porém vocês alecrins dourados da gentileza e boa convivência achavam que não haviam lugares fora da lógica racista para onde olhar e correr, então escolheram método branco.

Portanto, nós devemos zelar pelas nossas coisas e não deixar qualquer um entrar, de qualquer jeito. Para muito custa entrar na mente, principalmente os pan africanistas, que por todos os meios necessários também inclui criar instrumentos e mecanismo de contenção de pessoas pretas. Eles acreditam que começar a trabalhar isso vai empacar nossa retomada rumo a unidade. Eu e meu bonde asseguramos que não. E também será esfregado na cara do namastê pan Africanismo que é falácia. Muito embora eu não os veja como parte constituinte de escravos da casa e bafiotes, eu tenho certo temor pela postura condescendente que eles insistem em ter com os da casa e os bafiotes, uma eterna irresponsabilidade e infantilidade direcionada ao povo preto que em diversos exemplos já está se mostrando improdutivo. É aquela coisa, se o branco não chega em você, ele manda o da casa, se o da casa não chega em você ele manda algum zen pan africanista rsrs’

Eu torço até certo ponto, que vocês peguem todo esse pseudo orgulho que vocês dizem que tem e comecem a se mexer para serem o mais autônomos possível. Porque eu não queria estar na pele de vocês dependendo em todos os âmbitos subjetivos e objetivos de uma instituição preta construída a base da CAPOEIRA e da espiritualidade africana. Você vai se ver diante de uma comunidade sagaz que já está produzindo e reproduzindo comportamentos diferentes dos seus, aos quais você relutou criar e/ou resgatar, conservar. E a tão sonhada Wakanda se materializou na sua frente e você perdeu o time, afinal o seu critério sempre foi materialista e você não conseguiu se municiar de nada VERDADEIRAMENTE IMPORTANTE, da qual já tinha vários exemplos e precedentes dentro da nossa cultura e história. E então você vai se ver sendo marginalizado entre pretos pq nesse território você é um vírus. Você é a representatividade branca materializada em um corpo preto. Você pagará o preço das suas escolhas. E eu não estarei nem um pouco incomodado em ser o cobrador. E não perderei um minuto de sono perante a situação ao qual você se enfiou. Ela será instrumentalizada de exemplo e lição para as futuras gerações não caírem nos mesmos erros e destinos terríveis.

Há quem diga que esse tipo de postura propaga ódio dentro da nossa comunidade. Porém eu desconheço tamanha prova de amor, um amor verdadeiramente não romântico. Sem expectativa nada a ver com precedentes. Esse tipo de postura irá promover mais amor e unidade sólida do que qualquer outra.

Àqueles que se pretendem antagonistas desse destino, guardem com carinho esse presságio, esse prelúdio. Se possível, amoroso como sou ainda dou dica, tenta desenvolver algo para se rastejar de forma inteligente para não gerar alarde e incômodo.

--

--