Como ensinar o que você não aprendeu?

Nicole Reis
revistaokoto
Published in
2 min readMar 18, 2021
Por: Iza Oliveira

De uma maneira ou de outra, a gente sempre fala para as crianças que elas tem que se comportar bem, não fazer pirraça, não ser mal criado, não chorar a toa. Basicamente a gente tá falando como elas precisam controlar as emoções, sobre inteligência emocional.

Esse termo “inteligência emocional" está na moda, todo mundo fala que é importante ter, todo mundo sabe na teoria o que fazer, mas ninguém está de fato emocionalmente equilibrado ou fica de boas em situações adversas. A gente não sabe como lidar com problemas. Vivemos na era da solução, do instantâneo, da terceirização. E a harmonia, o equilíbrio passa longe. A paz interna é a nossa essência.

Cada vez mais casos de pessoas ansiosas, depressivas, ansiosas e depressivas. E tudo isso está sendo naturalizado. É importante entender a diferença de comum e de natural.

Nós desaprendemos a lidar com o que sentimos, na verdade muitas vezes nós nem sentimos mais. E assim, toda essa deseducação é passada para nossas crianças.

Porque a gente diz ensinar a elas sobre como devem reagir. Só que a parada não é apenas sobre isso, é sobre como lidar também. Não aprendemos, de verdade, a lidar com problemas. Ou a gente foge ou a gente paralisa.

A capoeira é muito sobre a busca de lidar com adversidades, sobre prever o problema e sobre vivenciar ele da melhor forma possível. Porque o capoeira "balança mas não cai". Ele vai na mandiga. E isso não vale só pra roda, vale pra vida.

Tem uma música que diz :

"Oh sim sim, sim
Oh, não, não, não".

Porque tudo depende, não dá pra seguir uma receita de bolo. Não tá em livro, em palestra, não está na teoria, a solução não vem pronta. E aí, que a gente frita a cabeça porque somos ensinados desde a infância o que é certo e errado, apenas isso independente da situação. Só aprendemos a somar com laranjas ou maçãs.

E é preciso a experiência, as sensações, emoções e pensamentos circulando na roda da vida, sempre em movimento.

Sempre digo que a capoeira é a metáfora da vida e a gente precisa aprender a lidar com as rasteiras.

--

--