Comunicação e Exu

Kianga Hwanjile
revistaokoto
Published in
4 min readApr 20, 2021

Exu é considerado o Orixá da comunicação porque ele tá na ligação entre o Aiyê e Orum, sendo mensageiro entre os dois planos.

Mas vamos pegar isso dele ser o Orixá da comunicação e olhar para um outro lado. Ele é comunicação mas também provoca confusão. Sem Exu, não há comunicação. Sem comunicação, não há solução, só confusão.

Negligenciar a comunicação também é deixar de alimentar Exu e aí é aquilo, ele adora, ele ri, ele dança. Ele está vingado.

Ilustração: Izaias Oliveira

Pensando em comunidade e quando há conflito, por vezes ninguém quer dar o braço a torcer, não ouve, só fala, às vezes nem entendeu, mas quer falar. É muito embranquecido achar que a partir do momento que estamos inseridos em uma comunidade, só nossa opinião, só o que a gente vê, ou acha que está vendo, importa - não enxerga que há a possibilidade do barrete ser vermelho E branco - . É muito embranquecido não querer e não saber se comunicar com os seus e aqueles que você pode, ou deveria poder contar. Quando a gente tá embebido de eucentrismo o bagui começa a sair zuado mesmo. Porque no eucentrismo estamos tão fechados em nós mesmos que esquecemos até de agradar Exu além de esquecermos que nossas atitudes podem refletir no funcionamento da comunidade.

Eu tenho dificuldade com entendimento em certas - muitas - coisas, então eu ouço e prefiro ficar quieta do que falar, só depois a ficha do entendimento cai e então, falo. E mesmo assim, isso não impede que eu ainda entenda errado e fale merda hahahaha.

Também tem o lado de que se você fala e se comunica de qualquer jeito, não pode cobrar que a outra pessoa entenda a mensagem que você quer passar. E muito menos controlar a reação da pessoa sobre aquilo que você falou.

É importante saber se comunicar. Até porque comunicação é poder, e isso a gente já tá careca de saber. Quem sabe se comunicar, chega onde quiser. Eu por muito tempo não soube falar e acho que ainda não sei, falava muita merda sobre coisas que nem entendia ou às vezes só por falar mesmo. Isso me fez ter medo de falar, e aí acabo falando de menos, - e mesmo falando de menos ainda me surpreendo com minha capacidade de falar merda - . Falar de menos também é foda porque um, não vou me colocar quando preciso me colocar; dois, o que não queima pra fora, queima pra dentro. Já dizia minha tia: “quem não se comunica, se’ trumbica’”.

Sou negligente com Exu quando falho na comunicação, assim como sou negligente quando evito fazer escolhas e tomar as decisões que são necessárias. A encruza chega e às vezes eu prefiro ficar dançando na encruza do que decidir. E aí tomam a decisão por mim. Negligenciei meu próprio caminho. E Exu cobra. Cobra caro.

Eu posso ver Exu rindo, dançando e dizendo que está vingado, mas, espero, que eu não volte a negligenciar Exu e lembre sempre de reverenciá-lo primeiro e dar a primeira parte à ele antes de começar qualquer coisa, pra que eu não tenha que pagar até mesmo com a morte.

Tem vários itans que contam sobre Exu gerar confusão ou conflito, confusão essa que com entendimento resolveria. O do barrete vermelho ou branco. Seria resolvido se eles tivessem chegado à conclusão que o barrete poderia ser branco e vermelho, e que eles não estavam vendo o todo da situação, cada um estava vendo a sua parte e de fato, nenhum dos dois estava errado - se tivesse um amigo pra avisar já mandava logo: mas gente acabei de passar por Exu e vi o barrete dele vermelho e branco e vocês aí se matando, po qual foi, vocês são cria ou são criados? - mas Exu sabia que através da displicência com ele, logo não haveria comunicação, pois não há comunicação sem Exu.

Óia, Iemanjá e Oxum brigando pra ver quem ficaria com um búzio a mais no trato que fizeram com Exu, briga de ego, cada uma se achava mais merecedora de ficar com a parte maior e não chegaram a um acordo.

A família que negligenciou o trato com Exu e ele fez gerar confusão e morte. Fez marido matar esposa, filho matar pai, uma confusão que só.

Numa organização/comunidade é necessário que haja comunicação, numa família é necessário que haja comunicação, num relacionamento é necessário que haja comunicação. Se não houver comunicação, os conflitos não terão solução e vira um falatório onde todos estão falando ao mesmo tempo, ninguém ouve ninguém e é bem capaz de surgir tantos problemas e confusão que as coisas e relações se rompam, levando à fraqueza ou até mesmo a destruição daquela comunidade. E esse é o custo da falta com Exu.

Comunicação é a chave.
Reciprocidade é a chave.
Movimento é a chave.
Exu é a chave.

--

--