#Comunidadereal

Jhené Zahara
revistaokoto
Published in
2 min readApr 3, 2021

Vocês sabem o que é comunidade real? É, acabei de inventar sim!

Mas, isso existe desde sempre! A ideia/ função da comunidade para nós, que desde sempre teve aquela família barulhenta, onde todos se metia um na vida do outro (às vezes dava caô) não vê sentido criar filhos sem ajuda, sem dividir as responsabilidades, cada um dentro dessa bolha tem uma função, tem algo para acrescentar e cultivar nos erês que chegam.

A comunidade é nossa família, a nossa rede de apoio, é a onde tudo ganha sentido, onde a nossa moral ganha vida, porém não é uma via de mão única, tem que rolar a troca, você tem que colocar algo também, por isso as atribuições de cada um é estabelecida. Para que fluam como rio e todos possam crescer juntos.

A ideia de se ter um lugar assim para muitos parece utópico, mas na moral, todos já tiveram isso, no entanto para caber no mundo yurugu preferiram se deslocar, caçar a tal da ascensão, ficar mais culto e assim mais branco.

O Ilé Ìfé é o lugar onde sou capaz de sentir essa energia, essa troca, aprendo a cuidar e ser cuidada. Ali, me torno tia, um pouco mãe, um pouco irmã, discutimos sobre a educação que estamos trocando com as crianças, aprendendo a ter mais fôlego, a ser firmes quando precisa e leve quando necessário. Cada um oferece algo, cada ‘adulto’ passa algo que tem de habilidade para as crianças.

Assim vejo diariamente a minha comunidade sendo construída, tijolinho por tijolinho, bem miudinho, pisando no massapê com cuidado para não escorregar.

Ilustração: Izaias

--

--