Contradições sempre existirão e devem ser enfrentadas

Bàbálóore Ọmọwale Apókan Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readMar 25, 2022

--

Ilustração: Diego Alberto

Lidar com as próprias contradições não é sentar em cima delas e usá-las de forma conveniente ao seu próprio conforto.

O nome disso é desonestidade e vai te levar a autosabotagem, em primeiro lugar, e a sabotagem dos interesses da sua comunidade em segundo. Não confunda c√ com bunda.

Lidar com uma contradição é traçar um plano pra acabar com ela. É construir um projeto (normalmente de médio ou longo prazo), trabalhar sério e duro na sua concretização para que, no futuro projetado, essa contradição não mais exista, ou seja fortemente mitigada.

Ainda que não tivéssemos passado por toda a mazela que enfrentamos, estaríamos assim mesmo lidando com contradições. A diferença é que não sofreríamos de forma tão pesada a sedução que nos carrega pro individualismo. Mas ainda assim existiriam contradições. Contradições são parte da existência. Pois contradição é sobre saber tomar decisão. É decidir pra que lado da encruzilhada tomaremos nosso rumo e daí arcar de forma lúcida com as possíveis consequências, agradáveis ou não, advindas dela.

Nessa sociedade que foi formada e a qual fomos forçadamente inseridos, contradições ainda maiores são inevitáveis. Sempre existirão. Saber disso é importantíssimo pra se manter espiritualmente saudável. Muito do adoecimento do qual a galera fala e com o qual chora vem em não saber lidar com as contradições às quais somos submetidos. Essa mesma galera, no momento em que neutralizarmos o sistema de opressão racial que nos condiciona a miséria hoje, continuarão adoecendo e se entregando a sedução do individualismo. Isso vai aconter porque nossas mentes são moldadas para que, no momento que uma contradição se apresentar, escolhamos o lado que nos irá parecer mais confortável. E sabe qual o lado mais confortável? Aquele que exige menos trabalho. O lado em que as supostas soluções são dadas e prontas.

O outro é trabalho. Porque é um lado que não tá pronto e são pouquíssimas pessoas que estão dispostas a se entregar de verdade para construir as saídas necessárias ao nós. E essa visão não chega com a educação fornecida por aqueles que querem manter a roda girando pro mesmo lado que já está há séculos. Lidar contradições e trabalhar para lhes dar fim exige trabalho, entrega, dedicação, verdade e entendimento de que tudo isso é um grande investimento cujo resultado tem um alcance muito maior que os pequenos supostos benefícios individuais nos quais todos os dias somos levados acreditar.

--

--