Cuidar de si para servir a comunidade

Jaciara Araújo
revistaokoto
Published in
3 min readNov 24, 2021
Por Iza Oliveira

O nosso modo de viver nos ferra constantemente, seja pelos alimentos que ingerimos e/ou pela paralisação dos nossos corpos. Me lembro de quando era criança e não parava quieta, tava sempre correndo, pulando corda, jogando bola. Era só chegar da escola e pouco tempo depois já tava na rua e se painho ou mainha deixassem ficava lá por longas horas, só entrava pra comer hahaha. Mas com o passar dos anos essa movimentação toda foi cessando, à medida que eu crescia o meu corpo se tornava cada vez mais travado. Outras prioridades como estudar e trabalhar tomam conta dos nossos dias e com isso, quase sempre vem uma integração maior ao mundo branco, mundo esse que foi e continua sendo edificado pra nos matar.

Se a gente der uma conferida nas estatísticas, constataremos que o povo preto é o que tá mais ferrado, altos índices de assassinato, pouco acesso à saúde e condições bem ruins de sobrevivência. Nada disso é por acaso, só mostra o quanto o projeto de brasil vem dando certo. Um dia desses eu tava no pronto socorro com minha irmã e percebi que das três pessoas que chegaram com problema de pressão alta, duas eram pretas. Já tinha noção de que a hipertensão atinge mais a nossa comunidade e que é uma herança desgraçada da escravização dos nossos ancestrais. Além disso, as condições socioeconômicas do nosso povo contribuem e muito para que essa doença se propague de geração em geração. Lendo um artigo* me deparei com a informação de que a hipertensão é uma das principais responsáveis pelos acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e que apesar do avanço no tratamento dessa doença, a população negra ainda continua sendo mais afetada do que a população branca. Por que será?

Além da hipertensão, outros fatores contribuem para a ocorrência de AVCs, como diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade, os quais estão muito associados à alimentação e condicionamento físico. Nesse sentido, cuidar de si será benéfico não só pra você, mas pra quem virá depois. É o papo de plantar para que os seus descendentes possam colher algo melhor. Ou seja, é por nós, mas principalmente pela comunidade. O foco precisa ser o coletivo, pois caso contrário será um passo pra frente e três pra trás. Passei a maior parte da vida atrofiando meu corpo e minha mente a um estilo de vida que não me cabe e só agora, depois de algumas décadas, consegui encontrar uma organização preta que tem como propósito construir uma nação preta forte capaz de combater o que está posto. O nós por nós precisa ser algo prático e não só da boca pra fora.

*https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/07/13/hipertensao-e-mais-persistente-entre-negros-aponta-estudo

--

--