Dar a outra face é anti-natural

Balogum Manu Yahya Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readOct 17, 2022
Misha Òkótó

Tudo na natureza funciona em termos ação e reação. Não existe nada na natureza que se mantém passivo diante de um ataque externo.

Se tu pisar num formigueiro, as formigas te mordem.

Imagem retirada da internet

Se mexer numa colmeia, as abelhas vão te ferroar.

Quando eu era moleque, brincava de pegar os filhotin das galinha e sair correndo.

Malandro… A galinha corre atrás de você na intenção de te matar, meu parceiro. Enquanto tu não soltar o filhote, sua vida corre perigo. Quem já brincou disso tá ligado

Não só os animais defendem a si e a seus semelhantes quando atacados. As plantas também fazem isso. Tem planta que tem espinho, que causa coceira, ardência… tem planta que se tu comer você morre, doidão. Fui dar uma pesquisada e descobri que tem planta que libera substâncias químicas que atraem animais aliados pra impedir que herbívoros as comam. Se liga nisso… tem planta que manja mais de estratégia política que a maioria dos militantes.

Imagem retirada da internet

E pra tu ver como a parada é uma lei universal, não são somente os seres vivos que atacam quando são atacados. Nossas células, que são os elementos estruturais que nos constituem, fazem a mesma coisa. Se não fossem nossas células de defesa e sua capacidade de lidar e se adaptar a ataques de agentes externos, a gente morreria por qualquer doença bunda por aí. Na real, a vida como a gente conhece nem existiria as células não agissem dessa forma.

Glóbulo branco perseguindo e macetando bactéria

Então se você entende que nada, absolutamente nada na natureza se permite ser atacado sem atacar de volta, você entende que dar a outra face não é só uma sinal bizarro de domesticação, mas é um processo de desumanização e de desconexão da natureza, do universo, da existência como um todo.

Dar a outra face é virar as costas pro criador.

--

--