De onde você está buscando o seu reconhecimento ?

India Antuniolo
revistaokoto
Published in
4 min readDec 5, 2021

Pensei varias formas de iniciar esse texto, porque o assunto que me fez escrever sobre, já não deveria mais estar em pauta entre nós, até mesmo porque nós já deveríamos saber desde o berço que somos uma raça superior, que somos e devemos ser desde de sempre raça em primeiro lugar.
Bom, mais também sabemos que isso tudo na pratica não acontece neh mesmo, então esse assunto nos leva lá atrás.
Então posso dizer que em pleno 2021 acaba sendo Bizarro ter que ficar batendo na mesma tecla sempre num assunto que deveria ser mais do que obvio pra nós enquanto raça Poderosa que somos e que em muitas das vezes nem sabemos o poder que temos.
Ainda hoje em dia muitos de nós permanecem procurando pela aprovação do branco pra tudo, quando na verdade não precisamos do aval deles em nada que façamos, até porque qual o sentido de pedir aprovação de uma raça que até se limpar fomos nós quem os ensinou neh mesmo, não faz sentido.
Mais mesmo assim muitos parassem necessitar da aprovação deles pra qualquer coisa. Se um de sua raça fala algo, você não acredita, agora vai lá um branco falar pra ver.. daí você não só acredita como garante pra outras pessoas como se aquilo que você está falando, tivesse sido presenciado por ti.
Bizarro isso neh?
Pois por mais Bizarro que possa lhe parecer hoje em dia isso, você há de lembrar que em algum um momento de sua vida, isso já lhe aconteceu.
Com certeza também já lhe aconteceu de você contar algo pra um branco e precisar de um ou mais brancos para confirmar o que você disse, porque somente a sua palavra não é o suficiente para ser levada a sério.
Essas coisas acontecem com uma certa frequência conosco, pessoas pretas. Em todas as áreas nas quais nos colocamos, como por exemplo…

-Estava eu vendo uma cena aonde uma jovem que trabalhava pra uma mulher branca. Os amigos dessa jovem a alertavam que a mulher não era boa, mais ela defendia a mulher dizendo que ela era boa sim, que era diferente das demais pessoas brancas.
Até o dia em que ela passou horas confeccionando uma peça que era encomenda de uma mulher branca.. Bom antes da cliente chegar a tal patroa branca estava toda nos elogios com a jovem, mais foi só a cliente chegar que a patroa disse que havia sido ela a confeccionar a peça e não a jovem.
A jovem ao ver aquela cena neh, ela logo foi em sua defesa dizendo que tinha sido ela e não a branca… A cliente logo se mostrou enojada ao saber que a sua encomenda havia sido feita por uma mulher negra.
A patroa assim que a cliente foi embora a patroa descascou a jovem, chamando ela de ingrata, que ela devia muito pra ela, porque ela tinha acreditado na jovem quando nenhum outro branco lhe deu credito sendo ela uma negra.
-Moral da cena… a jovem foi correndo para os braços de quem chorar por ter se sacrificado e não ter recebido o devido valor?
claro que para os seus neh. Bom após ouvir um eu te disse que ela não prestava e mesmo assim você a defendia, ela recebeu o aconchego do abraço de quem realmente entendia ela.

Veja que neste caso que falei é uma pessoa preta esperando ser reconhecida por uma pessoa branca…. Há não neh genteeee…. Sabemos que isso não irá acontecer nunca neh mesmo..
Se você quer ser reconhecido por seus talentos, não é buscando dos brancos que você o terá… Quer ser reconhecido? Então faça pelos seus, ajude aos seus, lute com os seus e fazendo assim você terá o reconhecimento que merece.
Esse negocio de achar que patrões vão valorizar que você trabalhe de Domingo a Domingo e ainda faça extra pra ajuda-lo a enriquecer mais na esperança de que ele irá reconhecer o seu valor, e que num possível corte de funcionário, ele não irá te dispensar porque você é esforçado?
Não espere por isso, porque pra eles você não tem valor algum, importância alguma, pare de ilusão caso você ainda seja uma dessas que pensam assim… Esquece, não vai acontecer.

Venho aprendendo no Okotó que se você quer ser importante, então faça por onde ser importante pra quem você acha importante. Lute junto dos seus para uma nação boa de verdade para os seus descendentes e pra você também, dessa forma você terá valor, ou seja, pegue o que você tem de melhor ou saiba fazer de melhor e faça para os teus.

--

--