EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA e EDUCAÇÃO AFROCÊNTRICA

Mayara Assunção
revistaokoto
Published in
2 min readJul 1, 2022
Por Vitória Camilly

Está na moda falar em educação antirracista, mas senta aqui Família Preta: EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA É DIFERENTE DE UMA EDUCAÇÃO PRETA.

Sabemos, e não é de hoje, que o modelo de Educação que está aí, não contempla crianças negras. Este modelo, por mais que se submeta à novas estratégias, leis e boas práticas da unidade x,y ou z, está longe de ser um modelo que fomenta a educação de nossos pequenos.

E precisamos entender que independente da prática pedagógica, da boa vontade da equipe educacional, do título do professor, do slogan da “melhor escola” ou ainda a melhor frase clichê norteando um PPP (Plano Político Pedagógico da Unidade Educacional): EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NÃO É EDUCAÇÃO AFROCÊNTRICA e não garante a segurança de uma boa educação para os nossos.

“Afrocêntrica” aqui poderia muito bem ser substituída por EDUCAÇÃO PRETA (como eu fiz lá em cima). Aquela pautada nos valores, nas escolhas e nos princípios do POVO PRETO. Aquela educação de quem se entende enquanto AFRICANO na DIÁSPORA.

Não há giz de cera em 12 tons, dezenas de Abayomis no dia 20 de novembro, pano estranho amarrado na cabeça, um único professor preto na escola e nem roda de leitura de “Menina Bonita do Laço de Fita” que substitua uma educação preta de fato, para crianças pretas.

Eu sei que o selo de “ESCOLA ANTIRRACISTA” está em pauta na maioria das grandes escolas particulares de São Paulo… Eu sei que tem edital de bolsa… eu sei que tá na moda… Eu vejo os livros escolares com a REPRESENTATIVIDADE e ainda assim: EU NÃO ACREDITO QUE ESSE MODELO DE EDUCAÇÃO seja benéfico para as nossas crianças.

“Nossa: mas a escola é antirracista…” ou “Nossa: mas eu sou um prof que conhece a 10.639…”

- E?

O Ensino antirracista insere o aluno negro naquele ambiente (Branco) valorizando a sua história. É o reconhecimento e o combate das práticas racistas.

O Ensino afrocêntrico é pautado nos valores de todo povo. São as práticas diárias. É o que nos guia no mundo, na sociedade, na família. São os nossos valores. Nossa escolhas — das mais simples e cotidianas -às mais elaboradas.

É a nossa visão de mundo, nossos passos enquanto POVO. E isso,nem a melhor escola antirracista pode ensinar as nossas crianças.

--

--

Mayara Assunção
revistaokoto

Filha da Dona Rita. Mãe do Adriano e da Amora. De São Mateus. Algumas vezes eu danço, em outras toco e noutras escrevo!