Em comunidade, sob a proteção de Tatetto Nkosi

Nkosi ya Nzambi
revistaokoto
Published in
2 min readDec 4, 2022

Desde o ano passado o 20 de novembro passou a significar ainda mais pra mim. Foi neste dia que fui confirmado Tata no candomblé e renasci para Tatetto Nkosi. Celebrar o dia de Zumbi dos Palmares e no mesmo dia meu aniversário de iniciação é muito privilégio. Ao mesmo tempo, só faz sentido se eu estiver de fato alimentando esta energia em mim e principalmente na minha comunidade.

Durante o fim de semana do II Festival É Coisa de Preto, do Kilumbu Òkòtó, pude vivenciar mais uma fez na prática, que nós podemos fazer o que quisermos, desde que estejamos organizados. O principal recurso nós temos, que são homens e mulheres dispostos a construir um Kilumbu.

Enquanto muitos pretos estão por aí recebendo homenagem em câmara de vereador/deputados, pelo dia de Zumbi… enquanto outros estão contribuindo para tentar diminuir o reino de Palmares… Nós estamos edificando nossa comunidade, fazendo crescer nosso Kilumbu e com certeza dando muito orgulho aos nossos ancestrais. Zumbi não perguntou ao branc’o se poderia fazer, ele foi lá e fez, e é por esse legado que nós vivemos. É essa a energia que nós cultivamos.

Entendo que ser um filho de Nkosi é fazer o máximo para ser útil para o desenvolvimento da minha comunidade. É ajudar a criar meios para que ela cresça, se desenvolva. E eu também através dela. Reencontrar estes irmãos no Kilumbu Òkòtó é reafirmar o legado de Zumbi e do reino de Palmares!

Pembelé Nkosi! Pémbelé Zumbi! Pembelé Kilumbu Òkòtó!!

Arte: Vitória Camilly

--

--