Em um relacionamento sério com a Capoeira

Ogunshoye Hondo Wimana
2 min readMar 29, 2023

--

Costumo falar que estou em um relacionamento sério com a Capoeira. Falo isso em tom de brincadeira, mas pode ter certeza que estou falando muito sério. A Capoeira é minha companheira das horas boas e ruins. É ela quem tá comigo a todo momento e quem tem me ajudado a ser uma pessoa melhor.

É uma parada louca, mas antes de ser Capoeira eu já era Capoeira. E aí de mim se eu não fosse Capoeira. Acho que nem estaria mais por aqui. Meu Capoeira sempre esteve comigo, me fez rápido quando eu tive que correr, me fez forte quanto tive que lutar, me protegeu quando quiseram me fazer mal. É aquele papo, parceiro, nunca andamos só.

Todo esse processo de iniciação na Capoeira tem despertado muitas coisas em mim: autoconhecimento, espiritualidade, corporeidade, intelectualidade, malandragem, vadiagem… Nossa cultural nos dá essas recompensas, né? Ela é muito generosa com a gente. Ela nos ajuda a obter novas habilidades e a aperfeiçoar as que a já tínhamos.

Tenho aprendido a respeitar o tempo e a não atropelar os processos. Sem pular etapas eu sigo devagar e sempre. Um passo a cada dia. De pouquinho em pouquinho. Com pressa, porém devagar. Devagar porque estou com pressa. E assim eu vou com a certeza de que já estou sendo recompensado.

Iê viva meu Mestre, camará.

--

--