Autoconhecimento

India Antuniolo
revistaokoto
Published in
3 min readApr 20, 2021

Em uma conversa eu ouvi que estou perdendo a minha essência e então ao ouvir isso, que entendi como uma crítica decorrente a minha mudança, me fez parar e refletir na minha vida até aqui.

Bom, cheguei a conclusão de que na verdade a minha essência perdi quando cheguei aqui em São Paulo.. Eu explico , kkk

De onde eu venho, ou seja, onde eu nasci a vida é muito simples e às vezes até difícil devido a algumas coisas, como por exemplo, se você quer ter água pra beber você precisa buscá-la na sua cabeça e não é perto da sua casa, muitas vezes precisa andar distância longa pra voltar com um pote ou uma lata de água cheia em sua cabeça, pra lavar sua roupa você também tem que andar distância longa e volta com aquela bacia esmaltada cheia de roupas molhadas de sua família toda, bom isso é pesado e sem falar que você também vai trabalhar na roça para ter seu alimento entre outras coisas.

É bem diferente daqui de São Paulo que você apenas vai na torneira e pega sua água, coloca sua roupa suja na máquina e ela faz todo o trabalho por você, vai ao mercado e compra seu alimento e todo trabalho que você tem é de cozinhar.

Bom, mas fora isso tem toda uma parte incrível também, você e os seus tem união, as pessoas vivem mais alegres, dividimos até um animal que matamos com todos e também dividimos o alimento que plantamos.

Não temos contaminação cerebral que aqui a mídia coloca em nossa cabeça, não tem ninguém ditando o que vc tem que fazer e etc. … Lá temos que nos aconselhar sobre o que vamos fazer e conselho esse que somos nós mesmos quem vamos atrás dele.

Bom, chegando aqui em São Paulo , eu logo fui pra escola e daí começou a lavagem cerebral em mim, ou a conclusão da colonização como eu costumo dizer neh, porque na escola o que mais eu recebia era correção de que:

Não fala assim, está errado.

Não deve sentar assim, está errado .

Não deve pensar dessa forma, está errado.

Não deve acreditar assim, está errado essa sua crença.

Você não está mais lá, agora tem que fazer como nós fazemos e acreditar no que acreditamos.

Bom tentei tanto me enquadrar no meio deles de uma forma pra não ser mais a estranha, deslocada ou a errada na visão deles que foi só ladeira abaixo.

Ilustração: Izaias Oliveira

Bom agora estou aprendendo com o Òkòtó que na verdade eu já vivia numa comunidade e com senso de comunidade e que se eu perdi minha essência foi quando cheguei em Cherno. Kkk

Mas também estou tendo a chance aqui em Cherno de recuperar tudo isso e mais que recuperar é somar com os meus para que possamos viver em comunidade novamente.

Estou aprendendo o nós por nós novamente.

Então acho que estou no caminho certo , porque já estou incomodando. Kkkk

--

--