Em uma nação forte, o céu não é o limite

Akinwunmi Bandele
revistaokoto
Published in
2 min readJan 30, 2023
Diego Alberto

Ainda tô digerindo tudo o que aconteceu nesse Kwanzaa. Me emocionei em vários momentos e o que sempre me vinha na mente é como o Kilûmbu Òkòtó chegou ao que é hoje, a força que tem e como mostra que pra nossa união não existem limites. A gente chega onde quiser e a gente sabe disso, se individualmente cada um quisesse ficar sob tutela dos branc’os conseguiria, bastava ter sangue de barata, vendido e dedicado a isso. Mas como o Táíwò Òkòtó dá o papo de que nada paga mais do que o brilho nos olhos do seu povo. Amor preto eu acredito que passa por isso, e não tem vida fácil em amar, vcs sabem disso. Vida em comunidade não é diferente, exige paciência, correção, compreensão, dedicação, bolae idéias, dar passos atrás pra depois meter marcha de novo, enfim, um monte de coisa que só quem passa sabe, tanto que quem passa por aqui fica marcado pela experiência e de certa forma muda algumas coisas nas suas vidas, é uma experiência fantástica que só quem tá dentro entende. Sou feliz pelo que essa escolha me proporciona. Se na frente do advinho eu escolhi liberdade, escolhi viver .. então é isso, não há arrependimentos. Quando se põe Exú à frente é assim e ponto, é só aprender a lidar com as escolhas e seus lados bons e ruins e aperfeiçoar.

Olha…Muita coisa na mente, HD tá lento, mas conforme for lembrando vou despejando mais da minha satisfação em fazer parte dessa organização foda que é o nosso Kilûmbú Òkòtó. Ahh..Satisfação por ter estreitado laço com uma galera de bem longe e pra quem já tinha visto ter estreitado ainda mais. Que nesse ano nossas metas estabelecidas sejam cumpridas com êxito e da melhor forma pro nosso progresso com a bênção dos nossos mais velhos!!

Axé ❤️🖤💚

--

--

Akinwunmi Bandele
revistaokoto

Estudo e leciono História no nosso Instituto de História da Áfrika e sua diáspora do Kilûmbu Òkòtó.