Empreender é impossível?

Magrinha Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readMay 27, 2021

Não, mas tudo é impossível para quem não quer mudar a posição onde está.

Um pessoal pensa que tem que ter uma ideia super mirabolante pra empreender. Tipo preciso criar um produto inovador que as pessoas vão sentir uma incrível necessidade de comprar, algo que nem existe, o único no mercado.

Bom pensar que às vezes menos é mais. Às vezes a parada ta bem próxima de você, você só precisa trabalhar em cima dela. A maior parte do pessoal que conheço que ta na função de empreender ou ta fazendo algo que aprendeu com os pais, tios, avós ou então algo que fazia para os familiares, amigos ou até para si mesmo.

Tudo envolvendo cuidado. O cuidado de aprender dos mais velhos e não deixar uma função como pedreiro, marceneiro, cozinheiro, etc morrer na linhagem da sua família e o cuidado de fazer algo pra si e para aqueles a quem se importa.

Desde sabonete até empada. Adayeba ou Quituteria Raízes. Os passos de onde nasceram. Não adianta querer algo pronto, a gente sabe que as coisas não vêm assim. O pessoal super se desgasta e se esforça pra trabalhar pra branc’os, mas quando é pra trabalhar pra si ou em algum empreendimento preto já não tem a mesma energia.

Ilustração: Izaias Oliveira

Ninguém quer começar de baixo, mas aceita todo dia estar abaixo do branc’o.

Recebendo ordens, sofrendo racismo, dando energia e ajudando no sucesso de um projeto branc’o. E esse projeto a gente já sabe que é o projeto do nosso extermínio de todos os jeitos, físico, mental e econômico. Sabendo disso como alguém que se diz consciente, que fala que quer fortalecer a nossa comunidade, não pensa e não faz por onde sair dessa lógica?

Mesma coisa com o corpo, se você não se movimenta não vai ser de um dia pro outro que você vai ta com o corpo naquele shape. É um processo de ir trabalhando, vendo qual movimento vai dando mais certo, lapidando com a prática. E você nem precisa de super equipamentos, se você ta começando aquilo as vezes só vai atrapalhar, porque depois você vai descobrir que aquele equipamento não é o melhor ou que na verdade ele até faça mal.

Vai testando. Se superando, criando planos para atingir sua meta. Descobrindo os detalhes e desafios do ofício que você ta buscando. Não adianta querer chegar como o presidente de uma grande empresa se essa empresa ainda não existe, e se ela ainda não existe é seu papel de ajuda-la a criar.

“Perguntei: Onde esta o governante negro, onde esta o seu rei e o seu reino? O seu presidente, seu pais e seu embaixador? Sua marinha, seu exercito, seu líder? Não pude achá-los e então eu declarei: Eu ajudarei a criar!!”
Honorável Marcus Garvey

--

--