Escolha o seu caminho

Bàbálóore Ọmọwale Apókan Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readAug 26, 2022

--

A gente tá sempre falando sobre a necessidade de se cultuar o tempo, respeitá-lo e zelar por ele.

Por Tibério O Tibor

Nessa curta caminhada de 5 cinco anos, a gente entendeu que respeitar o tempo é respeitar que as etapas de cada projeto, iniciativa ou objetivo precisam cumprir seus respectivos lastros temporais em cada momento no qual devem acontecer.

Querer atropelar as etapas, antecipá-las, mudar a ordem de execução entre elas normalmente vai se configurar como desrespeito ao tempo de cada coisa. E quando você não respeita o tempo, o tempo te cobra.

Inaugurar nossas primeiras instalações físicas, fixas (KMG — Kilûmbu Marcus Garvey, no Rio e KMX — Kilûmbu Malcolm X, em São Paulo) após 5 anos de fundação foi algo realizado em total acordo e respeito para com o tempo. Nesses 5 anos nós fundamos nossas bases entruturais no que diz respeito ao corpo de pessoas com as quais o Kilûmbu Òkòtó poderá contar em qualquer situação. Nesses 5 anos, essas pessoas adquiriram maturidade por meio das experiências vividas na interação com todos os membros da organização e principalmente com as pessoas que passaram por aqui e não estão mais.

Nesses 5 anos, o Kilûmbu Òkòtó, nossa Escola de Educação em Dinâmica Racial, nosso projeto político de construção de uma nação preta autônoma, forte e próspera, chegou num patamar de realidade onde ninguém mais pode contestar. Pra gente sempre foi real. Pra gente, era justamente apenas uma questão de tempo para que consquistas como essas começassem a acontecer. E é realmente isso. Apenas o começo. A inauguração dessas duas sedes no mês de aniversário dos nossos 5 anos de fundação que é o mês onde se comemora o nascimento de Marcus Mosiah Garvey (nossa maior inspiração) e da criação, por ele, da bandeira RBG (que representa os ideais do Nacionalismo Pan-Afrikano, nossa maior referência), diz muito sobre o que ainda está por vir.

De fora, vocês não têm condições sequer de imaginar onde ainda iremos chegar. E aí lhes restam duas opções, permanecer no marasmo e apenas contemplar o que iremos fazer acontecer ou seguir no nosso fluxo e fazer acontecer junto com a gente.

Escolha o seu caminho.

--

--