Escondendo os próprios erros com os erros dos outros

Kandimba Onirê Kumola Yakô Òkòtó
revistaokoto
Published in
4 min readMar 18, 2021

Tá ligado aquele cara que, quando erra, nunca tá errado? Aquele maluco que sempre arruma mil desculpas pra justificar tudo que faz, sempre tá tudo explicado na cabeça dele… Não importa o vacilo, ele já chega com mil desculpas pra tercerizar a responsa. Já viu uns cara assim? Ônibus quebrou, dinheiro acabou, celular foi roubado, até Jesus volta pra esse cara não conseguir cumprir com a sua própria palavra. Já viu um assim, né?

Esse bagulho de esconder os próprios erros com os erros dos outros é uma questão de mentalidade. Vamo voltar lá no surgimento da praga yurugu no planeta. Os maluco só conhecia o gelo, saindo do meio do gelo lá, tudo sofrido, sem comida direito, sem saber nem andar direito, aí eles encontram os Afrikanos no auge do desenvolvimento. Tinha dois caminhos a seguir. Um era aceitar a superioridade do Afrikano, e aprender com ele, porque só aprende quem assume que não sabe, a outra era pagar de fodão mesmo sendo uns merda e terceirizar a culpa. “Se eu soubesse tudo que ele sabe, eu faria melhor. Se eu tivesse tudo que ele tem, eu faria muito mais”. Na encruzilhada de aprender com alguém que sabe mais e continuar acreditando que você mesmo sabe mais, eles escolheram se colocar no topo, mesmo sendo mais burros. O resultado a gente tá vendo se desenvolver até hoje, já já o planeta morre mas eles não assumem as próprias cagadas. Eles destruíram boa parte e roubaram o que sobrou da cultura que encontraram em Afrika, só pra dizer que era deles mesmo. Eles vendem nossa cultura toda despedaçada, toda pela metade, se dizendo os maiores gênios da humanidade por roubar meia dúzia de elementos da cultura mais rica da história da humanidade, sem nem entender até hoje do que se trata. Eles transformam o acerto em erro, só pra errarem o resto da vida dizendo que estão certos… É pra endoidar qualquer um mesmo.

Na minha cabeça, essa postura bateu como o “pecado original”, ou o início da desgraça do planeta. A partir do momento que saiu essa postura burra de terceirizar responsabilidades, geralmente pra esconder inveja e manter uma falsa aparência de que tá tudo certo, o errado virou certo. Se tu pensa o mundo pela lei de Exu, não tem espaço pra esse tipo de covardia. Pro branco, eles tão nem aí que se faltar responsabilidade pra eles, vai sobrar pro resto do mundo. O mundo ta aí hoje todo lascado, violento pra porra, poluído pra caramba, desmatamento surreal, pandemia comendo nosso psicológico, corrupção é cotidiano, e pra eles tá tudo certo, meu. Reclamar até pode, mas reclama longe de quem tá se alimentando desse caos viu. Tropeça no rumo de algum poderoso dessa Babilônia nojenta pra ver se esse desequilíbrio não sobra pra você. Reclama alto demais de algum parasita corrupto aí pra ver se você chega em casa pra contar a história.

E namoral, quer a maior prova de que esse comportamento escroto de culpar os outros pelos seus erros é do branco? Pega o tal do racismo reverso. A tese do “racismo reverso” é a principal arma do branco para matar pretos autônomos, desde a revolução do Haiti. Não é que o racismo reverso exista, mas essa é a história que eles contam para legitimar a morte dos pretos que buscam verdadeira libertação. A tese do racismo reverso só cola por causa do racismo contra nós pretos mesmo. É tipo “imagina se os pretos fizerem o mesmo que a gente faz?” Qualquer discussão que vá pra esse lado é uma discussão que serve o branco. Quem responde esse tipo de argumento tá querendo ser aceito pelo branco.

Hoje em dia você vê até uns brancos pedindo desculpa por chamar feministas pretas e negrescos de “racistas reversos”. Se o preto tiver educado nas normas do branco, ele pode falar da branquitude. Ganha edital, revista, entrevista na TV e tudo mais. Agora Garvey, Malcolm, Sankara, Lumumba e tantos outros exemplos são mortos antes mesmo de poderem se defender da acusação do “racismo reverso”. Se algum branco pedir desculpa por ter te chamado de racista reverso, ele entendeu que você tá servindo a ele. E se algum preto vier falar pra você não ser racista com brancos, ele é traidor. O racismo reverso é a mentira que eles criaram para poderem ser racistas sem a gente poder reagir. Eles mataram os pretos mais fodas dos últimos séculos sob a alegação de “racismo reverso”. Qualquer preto que tentar lutar pelos pretos de maneira autônoma, é racista reverso. Porque se não gosta do branco que escraviza, rouba, mata e estupra, no mínimo é um risco pra ele. E aí fica aquela escolha.

O branco vai assumir que tá fazendo merda ou vai jogar a culpa em você por você não aceitar as merdas que ele faz? Pros negrescos essa é a regra também.

Assuma a responsabilidade dos seus erros até mesmo quando você não tiver controle sobre o que aconteceu para te fazer errar. Nunca foi sobre o erro, e sim sobre a solução do seu vacilo. Nunca foi sobre não ter problema, é sobre quem dá conta de resolver o problema antes de jogar a culpa pro além. Porque quem não faz parte da solução, faz parte do problema. Quem não tá ajudando a resolver os problemas, é o problema por si só.

--

--