Espiritualidade e Autodeterminação

Ericles Ìjìlodò
revistaokoto
Published in
2 min readMar 4, 2021

Autodeterminação de um africano em diáspora na espiritualidade…

Temos que acordar para questões que dos desintegram enquanto povo.

Ilustração: Izaias Oliveira

Nós somos educados a deixar nossa espiritualidade de lado e acabamos “acolhendo” religiões que tão pouco fez algo a eles quem dirá fará algo a nós.

Os negros que são seguidores ou coniventes com as religiões cristãs/religiões brancas, são negros alienados tanto corporalmente quanto espiritualmente, uma vez que a função das religiões brancas foram implantadas ao povo preto para perder sua auto-determinação, sempre esperamos algo do próximo.

Não tem como falar de alienação racial sem falar do primeiro passo para alienar uma pessoa que é através de sua fé (crenças) falando que tudo aquilo que é semelhante a ela é ruim, o primeiro passo para tornar uma pessoa escrava é tirar toda sua espiritualidade e entregar algo que faça dela refém .

Precisamos sempre lembrar que nossas crenças São de cultos contínuos tanto as divindades quanto a nós os cultuadores,

Temos que zelar pelo bem da nossa comunidade sempre nos cultuando como potência que somos e um dos primeiros passos é ir de encontro com nossa espiritualidade e isso é intender os princípios de Èṣù, não dar a outra face não levar desaforo pra casa sempre resolver os assuntos da rua na rua!

“A kìì lówó láì mú ti Èsù kuro!

A kìì lóyò láì mu ti Èsú kuro!

Quem tem dinheiro, reserva para Èṣù a sua parte!

Quem tem felicidade, reserva para Èṣù a sua parte!”

--

--