Espiritualidade no Entendimento das Nossas Complexidades

Akinwunmi Bandele
revistaokoto
Published in
4 min readFeb 14, 2021

A espiritualidade é o que norteia nossas vidas, é inegável, sem o papo cristão, é papo de visão mesmo. Nela existem elementos que englobam desde o funcionamento do corpo humano e o comportamento da natureza como um todo. Quantos acontecimentos da vida que não entendemos e são explicados pela espiritualidade? Para isso é necessário uma aproximação pra acessar esse lado espiritual. Somos carentes de espiritualidade, por isso, é muito importante que conheçamos nossa história. Tem a ver com nosso propósito no mundo. Porque tô tocando nesse papo?

No sistema espiritual iorubá, Oxum é uma das divindades mais importantes dentro dele. Conta um itan que, assim que os Orixás chegaram à terra, faziam reuniões para tomar decisões sobre o mundo e não convidavam a Oxum. Oxum pra mostrar seu poder secou a fonte e tornou todas as mulheres estéreis e a terra infértil. Quando foram consultar Olodumaré para saber por qual motivo isso estava acontecendo ele respondeu: "Vocês estão colocando Oxum no seu devido lugar?"e os Orixás responderam que não a colocaram pois não achavam importante e que ela era só vaidade . Olodumaré disse que eles cometeram um erro e que Oxum deve participar das reuniões imediatamente. Depois de muito tempo tentando convencer Oxum a participar das reuniões ela aceita e tudo volta ao normal.

Nesse itan, Olodumaré quis dizer que Oxum não era apenas vaidade, e que seu espelho é o reflexo da nossa própria Autoimagem Divina. Os olhos são uma parte divina do nosso corpo que captam a imagem do universo, umiverso este que também é algo divino criado por Olodumaré. Então, se o que você vê no espelho é controlado e burlado, obviamente isso vai lhe afetar em algum momento.

Oxum está em se enxergar pelo espelho (Abebé) como divindade de forma a nos empoderar. Dr. Umar Johnson explica em um vídeo sobre o nosso subconsciente, ele capta tudo o que você ouve e o que você olha. O que se passa na TV, nos rádios, jornais, enfim, na mídia, não passam de estratégias de controle de um povo. Por isso vemos tantas imagens negativas do nosso povo que tende a absorver esse conteúdo e aceitar aquela realidade ali posta como entretenimento. Sendo que na verdade é uma arma apontando pra nós. Som e imagem, quem controla esses dois, controla o indivíduo, fato!. A única salvação é se afastar.

Ninguém se importa se mais um jovem negro (a) seja adulto ou criança foi morta pela polícia, porque já estão condicionados a aceitar aquilo como realidade, por isso a gente vê muitos discursos do tipo “não existe raça negra ou branca, existe a raça humana". O negro não se enxerga como negro, apesar de tudo de ruim que acontece conosco ao longo da vida, uns mais e outros menos, o negro acha que é apenas um ser humano tal qual o branco é, e ainda acreditam que coisas ruins acontecem por acaso. Não diferenciar raça é o problema. Esse é o trabalho do entretenimento, ele vai só podando nosso comportamento.

Não adianta ficar feliz porque meia dúzia de negros da casa aparecem na mídia, isso diz mais sobre você do que sobre os infelizes que te fazem acreditar naquilo como uma representatividade. Só confirma a ideia que os brancos têm sobre esses negros que estão lá. Estão lá nada mais nada menos do que para servirem como isca para pescar outros pretos. É tudo uma estratégia, eles nos estudam desde o útero e sabem o que vamos fazer e pensar, ainda mais sendo cabeça fraca. Precisamos cuidar do que passa pelos nossos olhos. Precisamos filtrar os conteúdos que estamos consumindo. Se o que entrar não for bom, o que sair também não vai ser bom, daí que vem o adoecimento mental. Essa é mais uma das milhões de formas de nos matar, nesse caso, usando nossa consciência. É uma morte espiritual.

“Vivemos em uma civilização altamente desenvolvida, vivemos em um mundo cientificamente organizado pelos que controlam através do sistema; Arranjo adequado e organização adequada entre alguns dos métodos organizados usados para controlar o mundo. A arma mais famosa conhecida é a chamada PROPAGANDA. A propaganda fez mais para derrotar as boas intenções de raças e nações do que a própria guerra direta. A propaganda é um método ou um meio usado pelos povos organizados para converter outros contra sua vontade. Nós da raça Negra estamos sofrendo mais do que qualquer outra raça nesse mundo da propaganda. Propaganda para destruir nossas esperanças, nossas ambições e nossa confiança em nós mesmo” — Marcus Mosiah Garvey

Nossa imagem é divina e precisa ser deificada. É papo de autonomia, de ter nossos próprios meios de transmissão, para transmitir nossa própria arte, nossas manifestações culturais e não mostrará nossas derrotas. Construir e alimentar em nosso subconsciente imagens de libertação e não de escravização é mais do que necessário.

--

--

Akinwunmi Bandele
revistaokoto

Estudo e leciono História no nosso Instituto de História da Áfrika e sua diáspora do Kilûmbu Òkòtó.