Fazer o que deve ser feito

Kianga Hwanjile
revistaokoto
Published in
2 min readFeb 14, 2023

Quando a gente fala que o Òkòtó é sobre o que tem que fazer e não sobre o que a gente quer fazer é muito real. Por isso que criança mimada não se cria pelos nossos espaços.

Esse ano recebi junto com minhas parceiras do Rio e SP a missão de tocarmos a cozinha Òkòtó. De primeira, eu caí literalmente de paraquedas, depois foi indo. Eu só pensava: “meu deus eu até sei cozinhar mas num gosto não “ kkkkk mas né topei. E tá sendo uma experiência e tanto.

Junto com minhas parceiras do Rio Lorena Palma e Mariah Vianna em meio a tantos: “aí meninas o que vamos fazer hoje?” “Temos que economizar” “qual parte do frango que vai ser hoje?” “tem que ver o que vamos fazer pra semana dos meninos” kkkkk muita parceria, ajuda, riso, estresse e tudo que envolve trabalhar junto, a gente tem se reinventando de tantas formas. Elas todos os dias de funcionamento, eu aos sábados e as vezes na semana, mas sempre pensando (e surtando) juntas, a equipe de milhões, casa um com seu jeito, seu papel, o que uma não consegue pensar, a outra consegue e assim vamos. Não esquecer da Kafunji Mahin Alayê Òkòtó de vez enquanto também dando uma moral pra nós.

Vendo também a cozinha de SP trabalhando também a todo vapor e indo muito bem nas mãos de Ana Carolina Ókótò Lidi Nágila Kiluanji Raoni Òkòtó e Priscila Argolo dando gosto de ver, elas com experiência de cozinha sempre ajudando a gente, sempre dando uns toques, sempre na parceria. RJ e SP não são duas cozinhas, somos uma só organizadas para atender as nossas freguesias e também o Òkòtó inteiro.

Então é aquele papo que dei se alguém há um tempo atrás me perguntasse se eu queria, eu diria que não, mas era preciso, era necessário estar.

O Òkòtó faz isso com a gente. Eu também não me via jogando capoeira, pra falar a verdade eu nem sei se eu gostava tanto assim de capoeira mas pra tá no Òkòtó tem que fazer, hoje eu gosto, eu vejo e admiro, cada jogo e cada evolução é muito importante pra mim, porquê nem eu acreditava em mim, mas tem quem acredite.

Nem sempre você vai guiar, as vezes você será guiado e tudo bem porque isso faz parte de um propósito maior, mesmo que a priori não se consiga entender muito bem isso.

O Òkòtó é expansão e desenvolvimento porque justamente faz brilhar o que a gente é bom e desenvolver no que a gente não é mas tem que ser.

É sobre isso e tá tudo bem hahaha

--

--