Grande Clementina de Jesus

Stephanie Manu
revistaokoto
Published in
2 min readFeb 11, 2021

07 de fevereiro é o dia da grande Clementina de Jesus, que fez parte das nossas vidas através da sua voz.

Ilustração por Izaias Oliveira

Clementina nasceu em 1902 em Valença no Rio de Janeiro, mas só se tornou conhecida em 1963, quando conheceu Hermínio Bello de Carvalho. Clementina era filha da parteira Amélia de Jesus dos Santos e do capoeira e violeiro Paulo Batista dos Santos, com isso a gente já sabe que ela teve uma criação afrikana, seu pai sendo capoeira ainda mais na época em que a capoeira foi considerada ilegal, e Clementina levou isso para a vida ne, suas musicas trazem muito dessa influencia afrikana, tanto pelas letras como pela sonoridade o modo de cantar.

Ela passou 20 anos de sua vida trabalhando como doméstica, mas a música nunca esteve longe dela, em sua biografia conta, como ela cantarolava enquanto trabalhava, até sofrendo desdém dos brancos da casa, (que com certeza depois da fama passaram a adorar a voz dela). Clementina sempre participou de rodas de sambas e acompanhou de perto o surgimento e crescimento da Portela. Quando se mudou para Mangueira, Hermínio a conheceu e a chamou para participar do show ’Rosa de Ouro’ que rodou as maiores capitais brasileiras se tornando até disco na época, assim se inicia a carreira musical de Clementina de Jesus aos 62 anos.

Rainha Ginga. Quelé. Duas maneiras de chamar Clementina de Jesus, com a imponência do título de realeza e com a corruptela carinhosa de seu nome. Deixou um marco na história da música trazendo toda essa bagagem afrikana. Clementina nos deixou em 19 de julho de 1987 por conta de um derrame. E em memória dela vocês podem deixar nos comentários um trechinho da sua música preferida que ela deixou para nós.

Para quem não conhece, vou deixar algumas músicas dela aqui embaixo pra vocês ouvirem

Atraca,Atraca que ai vem Nanã — https://youtu.be/1-FjrYZzkR0

Ponto de Macumba (Xango) — https://youtu.be/bc4qsydXHd8

INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIOS — https://youtu.be/R3DNr-OXI2U

Na linha do mar — https://youtu.be/26rXLcR0p9M

--

--