Habari gani? Kujichagulia!

Kandimba Onirê Kumola Yakô Òkòtó
revistaokoto
Published in
1 min readDec 29, 2021

Se as coisas que você faz não são pensadas na nossa perspectiva espiritual e comunitária, com certeza elas foram pensadas pela visão de outro povo. Não existe proceder sem referência cultural, mano!

Autodeterminação é um dos bagulhos que a gente tá mais fraco enquanto povo. Se autodeteminar é dizer “vou fazer isso por que meu povo precisa que eu faça, vou fazer isso porque meus ancestrais me ensinaram a fazer assim!” Nossa vontade nunca tá desconectada da nossa referência de povo.

Se você faz as coisas “porque deu vontade, porque aprendeu sempre assim, porque não tinha pensado ainda”, com certeza alguém tá controlando sua mente e determinando seu comportamento, e se esse alguém não é seu povo, adivinha quem é?

A gente tem que pegar a responsa da nossa cultura e só fazer o que nossa cultura ensina, o que vai botar o povo preto pra frente! Se a gente não se autodetermina, sinal que o branco que ainda determina a gente! Se a gente não se autodetermina, não pode reclamar que nossa cultura tá agonizando…

Axé e bom Kwanzaa para todos!

--

--