Ieeeê viva meu mestre camará

Kafunji Mahin
revistaokoto
Published in
2 min readNov 9, 2021

Conta um itã que Logunedé era um habilidoso caçador e todos o bajulavam por sua beleza, mas Logunedé vivia insatisfeito, pois queria sempre mais. Um dia Oxalá levou Logunedé pra viver sob sua proteção, e o ensinou de tudo um pouco. Mas Logunedé queria sempre mais.

Oxalá deixava seus segredos a mostra, confiando em Logunedé. Mas ambicioso, ele roubou os segredos de Oxalá e lhe virou as costas com ingratidão. Oxalá se dando conta do acontecido, fez os sacrifícios necessários e toda vez que Logunedé usasse os segredos roubados de Oxalá, era a Oxalá que todos iriam reverenciar e não Logunedé.

Tem uma parada que eu levo comigo e que esse itã ilustra bem; quem não sentou para aprender, não se levanta para ensinar. E mesmo que você “roube” os segredos de alguém, toda vez que você usá-los, é ao dono do segredo que estarão reverenciando e não a você. Simples assim. O dia em que alguém elogiar alguém para quem eu tenha transmitido meu saber, aí sim eu vou ficar feliz! Porque eu vou ter a certeza que, transmiti um conhecimento, de maneira que a pessoa ensinada conseguiu transmitir da mesma maneira que aprendeu a outra.

Então quando elogiam algo que “ensinei”, eu fico feliz por quem me ensinou. Porque a pessoa ensinou direito, ensinou tão bem que eu, na minha humilde, consegui transmitir da mesma maneira que me foi passado. Fora isso, é vaidade! É querer levar o crédito por “roubar o segredo” de outro. Porque conhecimento você pode adquirir em qualquer lugar, mas transmissão de axé….aaaa meu parceiro, esse só sentando pra aprender e sendo digno que receber!

Não é a toa o “ieeeê viva meu mestre camará “! Viva quem me ensinou, quem me transmite axé e conhecimento! Viva o axé que me é transmitido! E que um dia eu consiga transmitir o axé que me foi passado…

Por enquanto, que os elogios a mim, sejam elogios a quem me ensina, até que eu possa me levantar pra fazer o mesmo. Porque cá entre nós, meter uma de professor, sem ser exemplo ou roubando os segredos de Oxalá, fica feio pra quem né ?! Pra quem foi roubado ou quem vai ter sempre a fama de ladrão??!

--

--