Imani

Diego Alberto
revistaokoto
Published in
2 min readJan 26, 2022

Habari Gani?

Por Talita Queiroz

O princípio de hoje é a Fé (Imani). E pra falar disso eu gostaria de contar um história sobre o Malcolm X. Quem já assistiu algumas entrevistas do Malcolm sabe que ele frequentemente ia a programas de TV bater de frente com os brankkkos, que sempre tentavam pegar ele em algum deslize ou pegadinha, enquanto ele explicava a mensagem da Nação do Islã para o povo preto.

Numa dessa ocasiões perguntaram pra ele do uso de violência na luta pela igualdade, e ele respondeu, como respondeu várias vezes, sobre a necessidade da gente se defender da violência do homem brankko, visto que o governo americano não faz nada para proteger o homem preto. Se ele é injustamente atacado e brutalizado ele tem todo direito de se defender e matar o agressor, matar o cachorro, seja ele de quatro patas ou de duas patas.

Mas nessa entrevista ele continuou falando em como o homem branco teme que o povo preto retribua a violência na mesma medida. Em como ele acredita que chegará uma hora em que nós nos veremos tanto como comunidade, que chegará ao ponto de que quando uma pessoa preta for brutalizada, todos os pretos estarão sendo brutalizados, de forma que todo mundo vá lá defendê-la, ou vingá-la, se for o caso.

Malcolm foi um homem que acreditou do fundo do coração dele, com todas as forças que tinha, na união do nosso povo, na separação com os brankkos, e no valor da luta pela liberdade. Ele amou muito o próprio povo apesar de tentarem taxar ele como “pregador do ódio”. Ele visualizou o caminho, tomou atitude e acreditou até o fim.

--

--

Diego Alberto
revistaokoto

Me expressando pra escrever melhor. Escrevendo pra me expressar direito