“Inteligência governa o mundo, a ignorância carrega o fardo.” — Marcus Mosiah Garvey

Olàmidê Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readJun 28, 2022

“Inteligência governa o mundo, a ignorância carrega o fardo.” —

Marcus Mosiah Garvey

Por Diego Alberto

Garvey trabalhou m prol de reescrever a história da África,trabalhando o desenvolvimento de dignidade, autoestima, orgulho racial, para assim as mentiras contadas pelos brankos, cairem por terra, por exemplo, a ideia de que África era um continente selvagem, que pelo contrário, foi de África que surgiu tudo que tem nesse mundão véio. E a balela toda que nos contam hoje e sempre, sobre nossa ancestralidade, não se passa de um delírio coletivo dos yuguru, delírio que é usado para nos manter alienado. E o brabo já sacou isso lá atrás.

A insistência em libertar a África dos colonizadores, estava nítido que incomodava os europeus. O movimento de Garvey, estava instalado em vários locais na África, era visto pelos brank’ os como um movimento rebelde, não é atoa que a circulação do Negro World foi proibida em locais onde os franceses mantinha colonia. Numa das manchetes do jornal do ano 1927 tinha as frases: “África, a terra prometida para os povos negros do mundo” e “Irão os negros permitir que os brancos tomem a África?”.

Enquanto isso na América, o FBI começa a lançar falsas acusações a UNIA, como por exemplo o boato da ligação da própria UNIA com a kkk, boatos da UNIA ser comunista e promover o ódio racial. Tudo mentira né meu povo!!

Agora em resposta a falsa acusação de promover o ódio racial e de ser comunista, Garvey lançou o seguinte papo pro capetalismo: “O Capitalismo é necessário para o progresso deste mundo e aqueles que são insensatos e só desejam se opor ou lutar contra ele são inimigos do avanço humano”, já a resposta por promover “racismo reverso” rsrsrsrs: “Não me oponho à raça branca como me acusam os meus inimigos. Não tenho tempo de odiar ninguém. Todo o meu tempo é devotado a elevar e desenvolver a raça negra”, até porque a gente já não tem nada pra fazer né?

O brank’o tem um auto estima muito alta gente, a ponto de achar que tudo é sobre ele.

MENOS MARX E MAIS GARVEY!!

--

--