“Valores invertidos”

Samuel Elias
revistaokoto
Published in
2 min readJul 19, 2021

--

Nos ensinam esses conceitos na infância com a intenção de que eles nos guiem na vida adulta, como um norte, uma balança que vai pesar e muitas vezes limitar nossas intenções, ações e realizações de acordo com o grupo de valores que seguimos, é de lá que vai surgir o motivo para fazer e realizar.

Tendo em vista que esse conjunto de valores tem base no cristianismo, catolicismo e como sabemos que essas religiões brancas foram pensadas para aprisionar e amansar pessoas Pretas.

Eles atendem muito bem a uma mentalidade pacífica, submissa, dependente pois, uma mente que acredita em pagar a violência e abusos sofridos por nossos ancestrais com amor e oração, que o certo é desejar o bem pra quem nos rouba e suga até o bagaço, é tudo que eles precisam pra continuar a nos phoder e ter a garantia de que não terão nenhuma consequência, tendo em vista que a mentalidade do Povo subjugado é entregar tudo nas mãos de “deus”.

Ilustração: Izaias Oliveira

É importante termos ciência de que, a partir do momento que a gente se dispõe a ajudar a criar nossos meios de ensino, pesquisas, nosso governo, nossa segurança, saúde, alimentação, terras e economia de forma autônoma, é importante saber que será necessário se organizar e fazer um planejamento para que as coisas aconteçam na direção da realização desses objetivos, e pensar:

O que eu preciso fazer pra conseguir realizar esses objetivos?

Com quem eu tenho que fechar?

Quantas “regras” eu vou ter que quebrar?

Quais valores eu vou ter que substituir na minha vida pra que eles não me sabotem?

Um conjunto de escolhas que serão feitas todos os dias e que se esses valores brancos não forem deixados para trás um a um até que todos tenham sido substituídos, não terá como dar continuidade ao processo de emancipação e autonomia enquanto Povo Preto, e quem fala que é possível ter autonomia com a ajuda de branco tá mentindo descaradamente.

Pra ter autonomia e libertação vai ser preciso fazer o caminho inverso desses valores, onde: o “certo” se torna errado, o “bom” se torna ruim, a “verdade” se torna mentira e por aí vai..

--

--