IRMANDADE

Kandimba Onirê Kumola Yakô Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readOct 28, 2021

Sabiá voou da mata

Sabiá voou da mata

Prá fugir do gavião

Gavião ficou perdido

Sem saber da direção

Perguntou ao papagaio

Que logo falou: não digo!

Amigo da mesma laia

Não ajuda a inimigo

Quanto mais se observar

Quanto mais se observar

Que também corre perigo

Mas não tava muito longe

A danada traição

Pato pra se proteger

Colocando condição

Entregou o sabiá

Sem dó e sem coração

Sinto dor dentro do peito

Quando vejo hoje em dia

Tanto pato e gavião

Numa mesma moradia

Camaradin…

Mestre Moraes

Quanto preto age igual o pato da ladainha ai? Quanto preto entrega a comunidade pro gavião pra ficar de boa na lagoa? A lealdade e a auto defesa são princípios básicos de uma comunidade saudável. O tanto de preto que tá lutando contra o racismo ensinando sabiá a ser pato, servindo de exemplo de bom crioulo, dizendo “se forme, se embranqueça, que a gente pode chorar por direitos juntos.”

Eles são os capitães do mato, os que servem de exemplo pra cada preto morrer. A polícia pensa bem assim “se for educado de esquerda só bate, mata não”. E o massa é que nem os negrescos de esquerda tão 100% seguros, olha Marielle onde foi parar. Eles só tão correndo menos risco de morrer imitando branco. Mas quer imitar branco falando de preto? Exu ria, Exu dançava, o que se vai ter de privilégio vai ter de atraso na sua vida.

Num é a toa que os negrescos não fazem metade do que fez Garvey, fez Malcolm, fez a Revolução do Haiti e fizeram os Kilumbus. Mas o ensinamento de todos esses brabos é um só. Sabiá num faz comunidade com pato, e tem muito pato por aí se achando gavião.

--

--