Já tá na hora de aprender com os erros

Akinwunmi Bandele
revistaokoto
Published in
2 min readOct 20, 2022

Se você reparar os itans na sua grande maioria começam com uma necessidade de um ebó, ou trabalho pra suprir essa tal necessidade e realizar o que precisa. Mas o que acontece em comum com itans diferentes, é que são vários avisos dados do que pode e do que não pode fazer, como uma lei mesmo, de tanto ler a gente até sabe o que vai acontecer, e várias vezes os Orixás envolvidos caem no erro.

Por Mary Piedade

Se você olhar pra história vai ver quantas vezes afrikanos perderam sua dignidade caindo no mesmo golpe, colando com os branc’os, vendendo o que é nosso. O que era casa grande antigamente, é uma vaguinha pra ser apresentador na Globo, ou aquele escravizado que sabia ler e escrever (o que não garantia sua sobrevivência) hoje tem a academia, onde passa vários conteudos pela sua cabeça que não te garantem nada, então, são vários os exemplos de que a gente cai nos mesmos erro desde a primeira expedição européia em Áfrika. Mas o que acontece? Não olhamos pra nossa espiritualidade.

No Kilûmbu Òkòtó isso tá no sangue, no dia-a-dia de geral, porque a gente já entendeu que as lições dos itans são pra vida e não dá pra cair na mesma vacilação toda hora. Na dúvida, antes de tomar uma decisão vem logo um itan como uma voz sussurrando no ouvido “ oi sumido “ haha

Prestar atenção nas intuições é um passo pra não deixar que os erros se tornem praxes da nossa vida. Transformar a encruzilhada na sua casa, onde você toma uma decisão e não se preocupa com as consequências. Deu errado? Fica a lição. Deu certo? Fica a lição também. Negócio é você mesmo ser o dono do seu caminho.

--

--

Akinwunmi Bandele
revistaokoto

Estudo e leciono História no nosso Instituto de História da Áfrika e sua diáspora do Kilûmbu Òkòtó.