Justiça pra quem?

Kianga Hwanjile
revistaokoto
Published in
2 min readOct 12, 2021

É bom a gente entender o que é justiça e ela está a favor de quem. Pra quem ela foi feita? Por que ela foi feita? Quem se beneficia?

Eu tava fazendo uma pesquisa e dei de cara com um caso que aconteceu nos EUA. O caso da Recy Taylor que foi estuprada por 6 homens brancos em 1944. Você acha que algum deles foi punido por essa justiça aí que alguns tanto defendem? Óbvio que não. Tem um trecho da reportagem que diz:

“O fato é que os agentes foram rapidamente informados sobre o estupro. Identificaram o carro e seu motorista, Hugo Wilson. E este delatou seus seis companheiros. Mas a investigação terminou com uma multa de 250 dólares para Wilson. E ponto. Por isso a comunidade negra local recorreu à Associação Nacional pelos Avanços da Gente de Cor (NAACP). Esta mobilizou a própria Rosa Parks(…)

Com ela, e com uma das maiores mobilizações de associações e da imprensa negra até então, a denúncia chegou a um tribunal. Mas em 4 de outubro de 1944 um júri de homens brancos levou cinco minutos para decidir que não havia base para um processo. Nenhum dos supostos implicados tinha sido chamado a depor; nunca houve qualquer acareação. Um ano depois, porém, seria até pior.”

Arte: Izaias Oliveira

O cara confessou o crime e delatou os envolvidos e mesmo com toda a pressão da comunidade negra sabe o que aconteceu? NADA. Pra não falar em nada, em 2011 o Estado do Alabama lhe pediu desculpas por “falhar na punição a seus agressores”, ridículo né?

Agora pega tudo isso e pensa aqui comigo quantas mulheres negras já não foram estupradas por homens brancos? Pensa aí como foi construída a história desse país. É piada vocês quererem atribuir cultura do estupro à pessoas pretas, a imagem do homem negro foi construída em cima disso justamente pra diminuir e aliviar a culpa do homem branko, o verdadeiro estuprador. Cultura do estupro é coisa de branko. Estrupar, violar, roubar, exterminar, dominar é coisa de branko.

Estou dizendo que homens negros estão isentos de reproduzir esse tipo de comportamento? Não. Estou dizendo que estupro não é algo abominável? Não. De fato, é abominável. E esses fdp fizeram isso com a nossa comunidade durante anos.

O que quero pontuar é que na justiça branka que temos hoje o pau que bate em chico não é o mesmo que bate em francisco, às vezes nem dá em francisco na real. E é aí que mora o perigo, o sistema já tá doidinho pra acabar com a gente e ainda ficamos entregando a cabeça de um dos nossos de bandeja.

--

--