Kujichagulia

Bunmi Mkali
revistaokoto
Published in
2 min readJan 26, 2022
Por Talita Queiroz

Kujichagulia, a auto-determinação é o segundo princípio do Kwanzaa, e depois que vc ouve a palavra dele, fica bem difícil não pensar em tudo que vc faz com ele de fundo kkkkk
Falando sobre Economia, como pensar uma Economia preta sem uma comunidade auto-determinada, com seus próprios princípios, seus próprios valores de troca, sua própria dinâmica de funcionamento, uma comunidade forte que não se deixa infiltrar por valores que podem fazer ela se deteriorar?
Recuperar a nossa história também é recuperar a nossa mão pro comércio, já que nós sempre fomos os donos e donas do mercado. é recuperar nossa capacidade de desenrolar 2, 3, 4 ou mais línguas com tranquilidade, sabendo fazer o jogo da troca comercial com fluidez, entendo o contexto cultural de cada língua e aí usar essa base pra fazer uma troca mais justa pros dois lados. é ter negócios o suficiente para falar por nós mesmos e não ter que boicotar Carrefour e precisar ir comprar nem no Extra nem no mercado médio do bairro, que, por menor que seja, também tem dono br4nco.
Incorporar Kujichagulia no dia-a-dia é conseguir pensar e escolher a si mesmo, mas, é óbvio, dentro da sua comunidade (já que nem tem vc mesmo sem comunidade, né rs). Mas essa escolha é aquela do trampo, sabe? Não é escolher e esperar milagre não, é escolher, fazer seu molde, fazer seu tijolo e construir sua casa. E quando terminar, ir bater a laje na casa do mano do lado, que no final tem feijoada pra todo mundo! Porque aqui, quanto mais água se bota no feijão, por incrível que pareça, mais o tempero se apura.

--

--