Kuumba

Erika Thais Aniceto
revistaokoto
Published in
1 min readJan 26, 2022
Por Vitória Camily

Nesse mês do Kwanzaa celebração comemorada pelos povos africanos da diáspora, refletindo ativamente os 7 princípios, Kuumba, a Criatividade também está ligado a economia.

Kuumba possibilitou nossos ancestrais a construírem e edificarem dinastias economicamente inalcançáveis, comparado a esse modelo ocidental em que estamos.

Um dos motivos dentre muitos que culturalmente nos foi interrompido, quando obrigados a atravessar o oceano até aqui, é o princípio de que primeiro, poder não tem ligação direta com riquezas, e que a tão esperada vinda desse dim dim é uma consequência de tarefas ou trabalhos desenvolvidos a partir da capacidade de imaginar coisas comuns de uma forma única.

Temos exemplos como do Honorável Marcus Garvey realizando com pouco ou nenhum recurso financeiro o que nós até hoje com ou sem, não nos comprometemos a fazer, nos encontrar nessa continuidade que nos foi deixada como legado pelos nossos.

Como dom infinito, formas de fazer prosperar, e falando em construção de nação, uma economia forte para um povo criativamente ativo, organizado em comunidade para fazer o que parece “impossível”.

--

--