Mais importante do que apontar o mentiroso, é escapar do prejuízo que a mentira dele te traria.

Ahangbé Ainá Ehioze Òkòtó
revistaokoto
Published in
2 min readJul 26, 2022

Eu sempre fui muito pistolada com gente que fala mentira. É um bagulho que me tira do sério, seja mentir pra distorcer um fato em favor próprio ou só pra se amostrar.
E é aquilo né ? A gente consegue identificar quando a pessoa tá mentindo, eu pelo menos já fico com a pulga atrás da orelha.

Arte: Mary Piedade

Antigamente eu ficava com raiva de ver a pessoa mentindo e já acusava : isso aí é mentira que você tá me falando meu camarada !
Mas acabava que eu metia os pés pelas mãos pq quase nunca da pra provar esses bagulho. Quem acha que sabe mentir principalmente, deixa a mentira redondinha. Então não adiantava, eu ficava bolada e como errada de ter apontado a pessoa pq tinha gente que ainda acreditava na presepada.

Mas é isso né , sagacidade e sabedoria vem com o tempo e com as situações e eu venho aprendendo a lidar com a mentira do outro, não mais insistindo pra que todo mundo veja que a pessoa ta mentindo, mas, tentando entender o motivo da pessoa não falar a real. Sempre tem um ponto que a pessoa entrega na emoção, seja repetir várias vezes a mesma coisa (pra ela tentar acreditar na própria mentira), seja a expressão corporal ... enfim.

E é nesse ponto que dá pra pegar a pessoa no contrapé. E quando eu falo isso, não tô falando de pegar a pessoa na mentira não, nem sempre. É sobre seus interesses. O quanto essa mentira me prejudica no que eu preciso fazer com essa pessoa? Vou fazendo esse orçamento ai e se me prejudicar bastante eu preciso saber negociar com o mentiroso. E pra isso eu vou precisar fingir acreditar na mentira dele, é quase o caminho inverso do que eu fazia antes. (É aquele lance de “dar corda pra ver até onde vai” e quando ela tiver bem frouxa, puxa a corda e enforca o camarada).

O bagulho principal é você não sair no prejuízo por causa da justificativa mentirosa que a pessoa criou pra ganhar alguma coisa contigo, (seja tempo, dinheiro, admiração, distração….) a pessoa saca que contigo o buraco é beeem mais embaixo e isso torna a mentira meio que inútil saca?
Você cria uma solução pro pseudoproblema e se a pessoa dá aquela desconcertada rápida você gabaritou! Era mentira mesmo .
Kkkkkkk

--

--