Memória Ancestral

India Antuniolo
revistaokoto
Published in
3 min readOct 12, 2021

Com o Òkòtó sempre aprendemos muitas coisas todos os dias que são fundamentais pra nós como um todo, tanto no nosso cotidiano quanto para ao logo de nossa vida, e uma das coisas que aprendi é sobre a memória Ancestral.

Sempre fiquei muito brava e revoltada inclusive com os filmes que abordam a escravidão do nosso povo, porque uma coisa é você ouvir alguém contando sobre como era difícil e torturador pro nosso povo ter vivido e passado por todas as atrocidades que eles passaram na época em que eles passaram, outra coisa muito diferente é quando você vê as coisas acontecendo diante dos teus olhos.

Claro que sabemos que os filmes ou novelas que representam a época vivida não relata nem de longe o que nosso povo passou, porém mesmo assim de forma maquiada já me causava uma grande revolta que eu queria entrar na tela pra bater nos agressores do nosso povo, e algumas das vezes a revolta era tanto que eu nem terminava de assistir porque não tinha coragem de continuar assistindo aquela cena e não fazer nada, chegava até sentir meu corpo arder como se as chibatadas fosse em mim de tamanho ódio que eu ficava.

Então assisti a um filme no Blackflix chamado Sankofa, e o filme retrata a regressão de uma modelo chamada Mona.

Mona é mais uma moça preta que emula a vida branca,ou seja, assim como muitos de nós tentam se integrar ao meio branco, ser parecido com os brancos.

Bom, Mona passa por uma regressão de suas vidas passada e ela revive e sente todo o horror que ela passou enquanto era escrava. No filme mostra a dor dela revivendo seu passado e mostra a época em que ela viveu, como ela foi agredida, estrupada e destratada pelos Brancos donos dela.

Ao término dessa regressão ela volta outra mulher, consciente de quem ela é e de qual é o seu lugar.

O que eu aprendi com esse filme?

Bom, aprendi que minha revolta com esses filmes e novelas que abordam o assunto da escravidão, é que essa dor imensa que eu sentia a tal ponto de ao ver o chicote estralando na costa dos atores pretos e sentir arder minha costa como se fosse em mim, se tratava de uma certa forma da minha memória Ancestral.

E hoje em dia me revolta ainda mais porque hoje tenho consciência de o quanto eles fazem de um tudo para nos alienar de forma tão perfeita que nos faz ama-los quando eles estão nos matando todos os dias, com essa conversinha de que temos que amar a todos porque somos todos humanos e blá blá blá. Sendo que nunca foi essa a idéia até porque nós pra eles nunca fomos humanos e sim como eles mesmos dizem, somos animais e servimos apenas para servi-los em total obediência.

Hoje eu me sinto igual a Mona, sei aonde é meu lugar, com quem eu quero estar, por quem eu devo lutar e a cada dia aprendo o que devo fazer para não cair nas mãos deles novamente.

Aprendi que por mais difícil que seja, temos que encarar de frente sim tudo o que nos fizeram no passado e que ainda fazem hoje em dia , só que de forma mais maquiada para vermos quem eles realmente são e qual a sua verdadeira intenção para conosco, para não cair na besteira de que — Há mais os brancos de agora não são iguais os de antigamente.. São sim, todos iguais comentando as mesmas atrocidades contra os nossos igualmente no passado. Dessa forma saberemos que temos que nos unir contra eles e cuidarmos uns dos outros .

--

--